Cemig anuncia mudança no código da conta de luz

Mudança segue determinação da Aneel e terá período de transição de 12 meses


Por Mariana Souza*

06/01/2026 às 14h33

A Cemig anunciou, nesta terça-feira (6), uma mudança no código padrão usado para identificar as unidades consumidoras de energia elétrica, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atualmente, cada unidade é identificada pelo número de instalação, iniciado pelo dígito 3.

O código será substituído por um identificador padronizado nacionalmente, composto por 15 dígitos. Segundo a companhia, a mudança busca modernizar processos do setor elétrico, facilitar a troca de informações e unificar a forma como cada imóvel é identificado em todo o país.

A Cemig afirmou que a alteração não afeta o valor nem a forma de cálculo da conta de energia e informou que já realiza adequações internas para que os consumidores passem pela transição de forma simples e segura.

O novo número vai constar na fatura e também poderá ser consultado na área do cliente, no site da Cemig. O número de instalação atual (iniciado pelo dígito 3) continuará disponível por até 12 meses, permitindo o acesso às duas informações durante o período de transição.

Para facilitar a adaptação, nos próximos meses a Cemig aceitará os dois números em demandas que exigem a identificação da unidade consumidora, sem prejuízo nas solicitações de serviços emergenciais ou comerciais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.