Micro-ônibus começa a funcionar nesta terça-feira


Por Tribuna

05/09/2016 às 20h25- Atualizada 06/09/2016 às 15h22

 Corrigida em 6 de setembro às 15h20

Marcelo Ribeiro

A partir desta terça-feira (6), moradores do Alto Dom Bosco e Jardim Laranjeiras serão atendidos com micro-ônibus no transporte público, por meio da linha 509. A novidade atende a uma parcela desta população que ainda não tinha acesso ao serviço, por causa das vias estreitas que impedia a subida dos coletivos convencionais. Na tarde desta terça, a Tribuna participou de uma viagem experimental pelas ruas do bairro e pôde constatar como o serviço irá funcionar. Um empecilho, porém, é que ainda existe a dificuldade até mesmo do micro-ônibus em acessar algumas vias, por causa dos carros estacionados. A Settra garantiu que já promove um trabalho educativo a fim de orientar a população sobre a necessidade de evitar que isso continue sendo feito.

Para quem bilhete único, o micro-ônibus será gratuito, desde que haja integração com o coletivo convencional em até 90 minutos. A exceção está nas linhas 590 (Zona Sul/CAS) e 190 (Zona Sul/UFJF/CAS). De acordo com o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, o usuário que segue na direção bairro/Centro vai passar o cartão no validador da catraca e nele será debitado o valor da passagem. Ao repetir o procedimento, no ônibus convencional, a cobrança será zerada. O inverso acontece no sentido Centro/bairro. Quem não tem o bilhete único poderá usar o micro-ônibus pagando a tarifa habitual de R$ 2,75, por meio do cartão de vale transporte ou em dinheiro. Neste caso, o valor será cobrado pelo próprio motorista.

O micro-ônibus era uma das melhorias previstas após a licitação pública do transporte coletivo, cujo contrato passou a vigorar no último dia 1º. O veículo tem capacidade para levar até 24 passageiros sentados e outros 12 em pé, além de estar adaptado para pessoas com deficiência. A internet wifi também está disponível. “Vai mudar muito para nós moradores, principalmente os idosos, que vêm para o alto a pé, mesmo com sacolas pesadas ou em dias de chuva, pois nem todo mundo pode pagar táxi. É uma grande conquista”, disse ontem a aposentada Elisete Cardoso, 57 anos, que sempre morou no Alto Dom Bosco.

Nestes primeiros dias, será usado um micro-ônibus similar ao definido no contrato, pois o titular, nas cores vermelho e cinza, ainda passa por adequações de origem técnica. A expectativa é que ele comece a circular até o fim da semana. O quadro de horários e o itinerário estão disponíveis no site pjf.mg.gov.br/onibus.

 

(Diferente do que havia sido publicado, a integração com o veículo convencional só é gratuita se o usuário utilizar o bilhete único. Para vale transporte, é debitado o valor de duas passagens).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.