Adolescente posta vídeo e pede fim da violência
"O homem é um produto do meio." A frase é dita com frequência por sociólogos e psicólogos na tentativa de explicar a sociedade. Entretanto, o adolescente Elias Rodrigo de Arruda, 17 anos, morador do Bairro Santa Efigênia, na Zona Sul, insiste em contradizê-la, usando a própria vida como contraprova. Mesmo tendo assistido de perto episódios de violência entre a juventude e ter perdido diversos amigos para a criminalidade, optou por outro caminho. No último dia 2, o jovem postou no YouTube um vídeo no qual um personagem criado por ele manda uma mensagem pedindo o fim da rivalidade entre as gangues juvenis de Juiz de Fora. Em apenas dois dias, seu personagem "Teixeirinha", um funkeiro marrento, mas consciente, foi visto por 980 pessoas.
Elias é auxiliar administrativo em uma universidade particular da cidade, dentro do programa "Jovem aprendiz", e também é ator, membro do grupo Humor Mineiro. A ideia de criar o personagem, segundo ele, surgiu depois de ficar perplexo ao presenciar duas ocorrências de violência em 2012, além de acompanhar o noticiário, inclusive a série "Até quando?", publicada pela Tribuna em novembro. "Na primeira (ocorrência), estava no ônibus do Jardim Gaúcho. Quando cheguei ao ponto, uma turma que estava no coletivo viu outro menino na rua e desembarcou para bater nele. Na segunda, eu estava em uma lan house, com outras três pessoas, quando um grupo de 15 jovens chegou com garrafas, pedaços de pau e faca. Eles entraram e passaram a espancar outro menino, que teve o rosto deformado. O grupo ainda veio para cima de mim, mas uma vizinha, que estava na rua, esticou os braços e gritou: ‘Ele não é de gangue’. Depois disso, ela me arrancou do local", contou Elias, acrescentando: "Isso me chamou a atenção, porque não me envolvo em brigas e seria injusto acontecer algo comigo ou com outro inocente a troco de nada. Daí, surgiu a ideia de criar o personagem", afirmou o jovem, que é estudante do nível médio.
Para compor Teixeirinha, o ator disse que passou a reparar trejeitos, atitudes e maneira de falar dos funkeiros. "Queria que ele tivesse algo em comum com eles, como forma de criar identificação. Como no mundo deles há sempre apelidos, Teixeirinha é como meu personagem Marcos Gabriel Gonçalves Teixeiras gosta de ser chamado." O vídeo "Revolta JF – O desabafo de Teixeirinha", com dois minutos e dois segundos de duração, foi gravado por Elias com a ajuda de cinco amigos, que também contribuíram na edição. Como destaque da mensagem, Elias separa o seguinte trecho: "Quantas vidas se foram por causa de nada. Quantas famílias choram por causa dessa merda. Parentes e amigos choram até hoje. Tudo por causa de quê: território".