Uaps terão mutirão de exames para homens
Como parte integrante da campanha Novembro Azul, dedicada ao combate e à prevenção do câncer de próstata, que atinge um a cada seis homens no mundo, a Secretaria de Saúde realiza, a partir da segunda quinzena do mês, atendimento especial em 18 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). Cada unidade vai oferecer, em dias específicos, o exame de próstata tradicional (toque retal), combinado ao PSA (Antígeno Prostático Específico), que analisa o sangue do paciente, sendo o mais importante para detectar, estagiar e monitorar casos da doença. A ação começa no dia 16 e termina no dia 29. O atendimento será das 18h às 20h. Podem procurar pelo serviço homens acima de 50 anos. A lista das Uaps ainda será divulgada.
A campanha é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Faculdade Suprema, por meio do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, e o Hospital Universitário (HU). De acordo com o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, a expectativa é atender cerca de dois mil homens em toda campanha, uma média de cem por unidade. Ele reitera que, nas unidades onde não haverá exames, outras atividades educativas estão previstas. “Queremos mostrar que a saúde do homem vai além de uma próstata. Ele deve buscar as unidades de saúde sempre que precisar, inclusive, caso seja portador de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.”
Segundo dados da Secretaria de Saúde, até abril deste ano, 20 homens morreram vítimas de câncer de próstata na cidade. Em 2015, a doença matou 54 homens. O urologista Humberto Lopes explica que, embora os números no município chamem a atenção, houve redução na mortalidade nas últimas três décadas, mas isto não quer dizer que os homens precisam se descuidar da saúde. “O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que só se manifesta em estágios mais avançados. É comum o paciente sentir dor e dificuldade ao urinar, inclusive, apresentar sangue na urina”, alerta.
O médico ainda ressalta que o sedentarismo, a obesidade, as dietas ricas em gordura e o tabagismo aumentam as chances de o organismo desenvolver a doença. “Fatores genéticos também influenciam. Ou seja, se há casos na família, a recomendação é iniciar o processo mais cedo. Vale destacar que os homens devem buscar um urologista não só em novembro, mas nos outros meses do ano. O ideal é realizar os exames uma vez ao ano”, orienta Humberto.
Cristo azul
Desde o começo do mês, outras entidades já estão promovendo ações internas, como o Sest/Senat. Por lá, trabalhadores do setor de transporte de todas as unidades operacionais estão sendo abordados sobre a prevenção. Ainda serão promovidas blitze educativas, caminhadas, palestras, realização de exames de saúde e orientações sobre a doença. O Morro do Cristo também recebeu uma nova iluminação, na cor azul, para lembrar a data.