Ação em JF visa a conscientizar motoristas sobre segurança na linha férrea

Veículo danificado, simulando um choque entre o automóvel e o trem, circulou pela cidade em cima de um caminhão guincho


Por Tribuna

04/08/2023 às 15h04

acao veiculo linha ferrea divulgacao MRS
Danos no veículo simulam choque com trem na linha férrea (Foto: Divulgação/MRS)

Na manhã desta sexta-feira (4), a MRS, concessionária que administra a linha férrea em Juiz de Fora, realizou ação com objetivo de conscientizar sobre segurança nas proximidades das passagens em nível dos bairros Retiro, Poço Rico, Barbosa Lage, Nova Era e Centro. Destinada à comunidade em geral, a ação consistiu na circulação de um “veículo danificado” sobre um caminhão guincho, simulando a consequência de um abalroamento na linha férrea.

A MRS enfatiza que reduzir o número de acidentes na ferrovia implica na adoção de comportamentos seguros perante a linha férrea. O trem não é capaz de frear tal qual um carro, uma vez que pode precisar de até um quilômetro para parar a partir do acionamento do freio de emergência. É devido a isso, portanto, que o trem possui prioridade nas passagens em nível.

Durante a semana, a equipe de conscientização da MRS promoveu a mesma ação nos municípios de Santos Dumont, Paraíba do Sul (RJ), Santana do Deserto e Conselheiro Lafaiete.

Além disso, a empresa relembra as mensagens de segurança aos motoristas, sendo elas a necessidade de respeitar a sinalização; parar e olhar para os dois lados, assim como escutar antes de atravessar; evitar a troca de marcha no momento do cruzamento da passagem em nível; não escutar música alta; e nunca fazer uso do celular enquanto na direção.

Nesta semana, a Tribuna publicou matéria em que mostra que o número de acidentes na malha ferroviária em Juiz de Fora caiu neste ano, em comparação com o ano passado. Entretanto, em outros trechos, o número subiu 55%.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.