Imbel cede capela para a Arquidiocese de Juiz de Fora
Templo religioso localizado na fábrica de materiais bélicos precisará passar por obras de restauração
A Capela Nossa Senhora das Graças, localizada na fábrica da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), no Bairro Araújo, Zona Norte de Juiz de Fora, foi cedida para a Arquidiocese de Juiz de Fora. A assinatura do termo de cessão ocorreu na última segunda-feira (30).
Segundo a Arquidiocese, as tratativas duraram mais de três anos. Para reabertura e utilização definitiva do templo religioso, conforme consta da cessão de uso, a paróquia precisará executar obras no telhado, danificado após a explosão na fábrica da Imbel, em 2016. A reabertura da igreja acontecerá depois conclusão das obras.
O arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira destacou que essa é uma conquista importante para a vida da Igreja na Arquidiocese de Juiz de Fora. “Quero agradecer ao Exército e à diretoria da Imbel esta cessão de uso, que se Deus quiser será por muitos e muitos anos, já que não pode haver uma doação pura e simples. Essa capela, que tem inclusive pinturas artísticas com motivações católicas, ficará à nossa disposição para uso da comunidade de Benfica depois de anos de paralisação das atividades”, disse.
A assinatura aconteceu no Edifício Christus Lumen Gentium, na Cúria Metropolitana. A Igreja foi representada por Dom Gil Antônio Moreira; pelo Padre Luiz Eduardo de Ávila, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Benfica – à qual a igreja passa a pertencer -; por Joaquim Moraes Júnior, responsável pela assessoria jurídico-civil da Mitra Arquidiocesana; e por Raquel Cristina de Souza Tostes e Renato da Costa Pereira, da assessoria patrimonial da Cúria. Pela Imbel, participaram o advogado Pedro Rondon Filho e o chefe da assessoria de planejamento, gestão e comunicação institucional, Fernando Antônio Pinto de Oliveira.