Juiz de Fora sedia Semana do Encarcerado
Objetivo é dar visibilidade ao trabalho do Conselho da Comunidade em Execução Penal e das outras instituições ligadas ao sistema prisional
A partir da próxima segunda-feira (7), Juiz de Fora sedia a Semana do Encarcerado, promovida pelo Conselho da Comunidade em Execução Penal. Para abertura, o evento irá receber representante da Secretaria de Estado de Administração Prisional para debate sobre o tema “Parceria, Ressocialização e Oportunidade de Emprego”, no auditório da OAB, às 19h. “Essa atividade é muito importante, porque, por meio dela, vamos buscar parcerias entre o empresariado local, a fim de diminuir o desemprego entre os egressos do sistema prisional. Além disso, os empresários também podem ter benefícios, como os fiscais, por exemplo”, ressalta a secretária do Conselho, Tânia Mara Silva e Castro.
A programação segue na terça-feira, também às 19h, com a palestra “A condição do ser ou estar encarcerado”, com a convidada Márcia Mathias de Miranda, na sede da Casa do Albergado. Na quarta, haverá a exibição do filme “Projeto a UFJF” e debate com Mariana Alves Ribeiro, na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. Também na quarta, haverá mesa de debates com o tema “Justiça: raça e gênero”, com a professora Lia Maria Manso Siqueira e Luiz Carlos Faria Junior da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), às 19h.
A palestra “A importância da Educação” será realizada, na quinta-feira, na escola da Penitenciária José Edson Cavalieri. No mesmo dia, acontece a palestra “Direitos e Benefícios previstos pela Lei de Execução Penal”, com Bruno Aguiar e o núcleo jurídico do Ceresp, no próprio Ceresp; e uma roda de conversa, a partir das 18h, com o tema “Mulheres fortalecidas”, com Fabiana dos Santos e Maria Cristiane Ribeiro, no Centro de Referência dos Direitos Humanos. Ainda na quinta, tem a apresentação do projeto “Mulheres apesar do cárcere”, com os professores Ellen Rodrigues e Leandro Oliveira da UFJF, no auditório da CDL, às 19h. Na sexta-feira, para o encerramento, haverá roda de conversa com Mariana Alves Ribeiro, na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. Já às 19h, tem a palestra “Saúde Mental no Sistema Prisional”, com os convidados Evaldo Pena Gavazza e Gabriela Mansur, e apresentação sobre a “Comunidade Terapêutica Tenda do Encontro”, com o pastor Vander, e apresentação musical, no auditório da OAB.
Todas as atividades realizadas nas unidades prisionais são voltadas para o público interno desses estabelecimentos. As demais são abertas ao público em geral e são gratuitas, com inscrição na hora e emissão de certificado de presença. “O objetivo da Semana do Encarcerado é dar visibilidade ao trabalho do Conselho da Comunidade em Execução Penal, que atualmente é presidido por Ubirajara de Aquino Mattos Silva, e das outras instituições ligadas ao sistema prisional. A sociedade precisa reconhecer essa sua parcela, uma vez que ela existe, não pode ser ignorada”, destacou Tânia Mara.