Contenção de encosta da Rosa Sffeir é inaugurada

Obras no valor de R$ 5,3 milhões visam a resolver problemas de deslizamento na área


Por Leticya Bernadete

02/07/2024 às 18h51

As obras de contenção de encostas da Rua Rosa Sffeir, no Bairro Grajaú, Zona Leste, foram inauguradas na tarde desta terça-feira (2) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). As intervenções custaram R$ 5.320.313,24 e foram executadas pela empresa GML Engenharia. A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT), representantes da sociedade civil e outras autoridades.

As intervenções realizadas na área englobam a construção de um muro de concreto armado com tirantes (cortina atirantada) de mais de 75 metros de extensão para garantir a estabilidade da encosta. Conforme a PJF, também foram feitos solo grampeado com concreto projetado de 1.630 metros quadrados, solo grampeado com geocomposto de 4.181 metros quadrados e drenagem, formada por 270 metros de canaleta, 85 metros de escada hidráulica e 73 metros de tubo de pead 400mm.

As obras tiveram início em agosto do ano passado e foram executadas com recursos oriundos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que apoia financeiramente ações orçamentárias para investimentos em infraestrutura.

Problemas causados por deslizamento em encosta

A situação na região preocupa os moradores desde um deslizamento de terra em janeiro de 2022, durante um período intenso de chuvas. Na época, mais de 40 casas foram interditadas. Três desses imóveis, que ficavam na Rua Rosa Sffeir, foram demolidos devido ao risco iminente de desabamento

A área voltou a apresentar riscos posteriormente, inclusive após a ordem de serviço para início das obras. Em setembro do ano passado, a PJF comunicou que 44 pessoas que moravam nas ruas Antônio Alves Teixeira e Rosa Sffeir teriam que deixar suas casas por precaução, após uma encosta na região apresentar trincas e movimentação de terra, com risco de desmoronamento. A Rua Antônio Alves Teixeira também foi interditada na época para trânsito de veículos pesados. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.