Cidades próximas enrijecem protocolos contra a Covid-19, e PJF mantém flexibilizações
Juiz de Fora registrou mais 633 casos de Covid entre 24 de maio e 1º de junho. Deste total, 357 foram confirmados somente esta semana, entre segunda e quarta
Na última semana, foi registrado um aumento de casos de Covid-19 em diversas cidades brasileiras. Municípios próximos de Juiz de Fora, como Santos Dumont, Três Rios, Paraíba do Sul e Chácara, devido a esse cenário, enrijeceram seus protocolos de combate ao coronavírus novamente até que o quadro melhore. Em Juiz de Fora, apesar do maior número de contaminações também ter acontecido, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) não prevê mudanças nas normas sanitárias.
Uma pesquisa do Estadão baseada em levantamento com as secretarias de Saúde do país revelou que a média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 31.314, tendo variação de 96% em relação aos últimos 14 dias. Pela primeira vez desde 27 de março, o país contabilizou mais de 30 mil diagnósticos positivos.
Conforme levantamento feito pela Tribuna nesta quinta-feira (2), entre os dias 24 de maio e 1° de junho, Juiz de Fora registrou mais 633 casos de Covid. Deste total, 357 foram confirmados somente esta semana, entre segunda e quarta.
No dia 29 de maio, a Tribuna noticiou o aumento na busca por testes durante o mês de maio. O levantamento foi feito em diversos laboratórios da cidade, que relataram que, em alguns locais, até 88% dos testes realizados deram resultado positivo para a doença.
Em 17 de maio, a PJF tomou medidas importantes relacionadas à flexibilização, como o encerramento do programa JF Viva, declarando o fim da situação de emergência e tornando o uso de máscara facultativo em todos os locais.
De acordo com a PJF, em nota, a decisão momentânea de não alterar os protocolos ocorre “graças ao grande número de pessoas que aderiram à campanha de vacinação organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora”. Isso fez com que, apesar do aumento no número de casos registrados, o Município não registrasse crescimento no volume de internações e complicações da Covid-19 na rede pública, e nem um grande aumento no número de mortos. A Prefeitura reforça, ainda, que “o monitoramento segue sendo realizado pelo Comitê Juiz de Fora Viva. A informação é que, se houver piora no cenário epidemiológico, a PJF fará “qualquer intervenção, caso se torne necessária”.
Situação em cidades próximas
Na cidade de Santos Dumont, a cerca de 47 quilômetros de Juiz de Fora, a Prefeitura voltou com o decreto que obriga o uso de máscaras em ambientes fechados. A decisão ocorreu após o aumento de casos de Covid-19 no município nas últimas semanas.
Já em Três Rios, o protocolo prevê a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados e nos abertos em que exista aglomeração. A decisão foi tomada na terça-feira (31) e também visa a combater outras infecções respiratórias, cujo número de casos tem crescido no município. No mesmo dia, a cidade de Paraíba do Sul também optou por voltar com a obrigatoriedade do equipamento em locais fechados.
Em Chácara, na última semana, a Prefeitura adotou o mesmo caminho de retomar os protocolos de segurança nos ambientes de sala de aula, com a obrigatoriedade das máscaras diante da constatação de aumento de infecções por coronavírus.