Com estoque abaixo de 30%, Hemominas cria bloco e chama super-heróis


Por Vívia Lima

02/02/2017 às 19h35- Atualizada 02/02/2017 às 19h46

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com estoques reduzidos, o Hemominas faz apelo à população de Juiz de Fora e região para reforçar a doação de sangue. Atualmente o estoque de sangue registra queda de 30%. Conforme a psicóloga do hemocentro de Juiz de Fora e uma das responsáveis pelo setor de captação, Déborah Carvalho, o déficit ocorre, principalmente, nos grupos com fator RH negativo. O problema é atribuído ao período de férias escolares, quando muitas pessoas viajam, e ao que antecede o Carnaval. Para tentar reverter o problema, serão realizadas campanhas com bloco de carnaval e voluntários vestidos de super-heróis.

Historicamente, no mês de fevereiro, as doações caem bruscamente. No entanto, o período de férias que antecede o Carnaval é marcado pelo aumento de acidentes devido ao maior número de veículos nas estradas. “Para suprir a necessidade do mês, são necessários cerca de 160 doadores diariamente mas, o número não é alcançado”, disse Déborah. A redução de 30 % nos estoques representa grande impacto no atendimento. Para ela, a campanha se faz importante pois além de ser uma época típica de redução, irá atrair novos doadores.

 

Febre amarela

Além disso, o Hemominas está em busca de reforçar doações em várias regiões do Estado que registram surto de febre amarela, como Governados Valadares, que conta com 50% de sangue a menos nos estoques. “Pessoas que se vacinaram contra a doença devem esperar 30 dias para doar sangue”, explicou a psicóloga. Para ajudar as cidades que enfrentam falta do material, Juiz de Fora terá reforço nas equipes de coleta e preparação dos hemocomponentes.

Em cada unidade do Estado, a meta é que se tenha 50 doadores a mais que o normal. Segundo Déborah, o sangue colhido no município será enviado diariamente para os locais onde há mais necessidade, como nas regiões Nordeste e Leste, e também parte do Sul, que estão entre os principais focos.

 

Doação de plaquetas

Além da doação sanguínea, o Hemocentro de Juiz de Fora reforça o pedido de doação de plaquetas. Esse tipo de doação – aférese – é realizado apenas em homens. O material coletado beneficia os pacientes que estão com algum problema no processo de coagulação sanguínea, especialmente aqueles com leucemia ou que estão sendo submetidos à quimioterapia.

Entidade quer despertar sentimento de heroísmo com doação

Para intensificar o fluxo de doadores nos dias que antecedem o Carnaval, o hemocentro colocará nas ruas, dia 14, o bloco “Unidos pela vida”. O grupo vai se concentrar às 10h30, no Parque Halfeld, e espera reunir cerca de 200 pessoas. O desfile irá descer o Calçadão e se encerrar no cruzamento da Rua Halfeld com a Batista de Oliveira.

Também com o intuito de reforçar o estoque de sangue, o projeto Bem Comum, da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, em parceria com a entidade Dia de Magia, vai realizar, no dia 6, na próxima segunda-feira, a campanha “Seja qual for a tua fantasia, doe sangue e salve vidas!” Assim, voluntários vestidos de super-heróis participarão de coletas para despertar na população o sentimento de heroísmo a partir do ato de doar.

Cartazes informativos sobre a campanha serão colocados nos prédios públicos da cidade para estimular a participação dos servidores da Prefeitura na doação. Todas os participantes receberão botons da campanha.

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.