Nova ponte facilita tráfego entre zonas Norte e Sul
Atualizada às 9h, do dia 03/02

A bordo de um táxi modelo híbrido/elétrico, que entra em circulação na cidade nos próximos dias, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) inaugurou, na manhã de ontem, a Ponte Wandenkolk Moreira concluindo, assim, o binário da Avenida Brasil. A estrutura, que vai facilitar o escoamento do tráfego entre as regiões Norte e Sul, é o terceiro equipamento do complexo, também formado pelas pontes Wilson Coury Jabour Júnior (próximo ao Terreirão do Samba) e Luiz Ernesto Bernardino Alves Filho (em frente ao Clube Tupynambás). Em solenidade realizada na nova Rua Maria Perpétua, autoridades do município e moradores da região acompanharam o descerramento da placa, assim como os dois filhos de Wandenkolk Moreira, Marcus e Wanderson Moreira.
Com a finalização do binário, conforme o prefeito, as atenções se voltam, agora, para a assinatura da ordem de serviço para iniciar as obras do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, a ser construído, também, na Avenida Brasil, próximo ao Tupynambás e até a Rua Osório de Almeida, no Poço Rico. “Faremos a assinatura em algumas semanas. A obra já foi licitada, e o recurso já está na Prefeitura. Este novo viaduto será para a transposição da linha férrea, no qual contamos com a parceria da MRS Logística”, comentou Bruno.
Na última sexta-feira, a PJF publicou, no Atos do Governo, um extrato de convênio entre a Administração e a empresa, no valor de R$ 7,6 milhões, destinado à continuidade do Programa Municipal de Transposições Ferroviárias, que é conduzido pelo Município, com vigência até 31 de dezembro deste ano.
A expectativa sobre o binário, em funcionamento deste a tarde de terça, é contribuir para a mobilidade urbana, trazendo benefícios e ganho de tempo em viagens, principalmente, de coletivos. “Esperamos que o tempo de deslocamento seja encurtado entre 10 e 20 minutos”, ressaltou Bruno Siqueira. Conforme a Settra, ainda não estão previstas mudanças nos horários e itinerários dos ônibus que transitam pela avenida.
O prefeito acrescentou que residentes nos bairros Manoel Honório, Bairu e Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, poderão acessar a Avenida Brasil de forma mais fácil. “A Ponte Wandenkolk Moreira também vai facilitar o caminho de quem chega à cidade pelo Bairro Grama. O binário vai, sobretudo, encurtar as distâncias do vetor Norte e Sul da cidade. De forma isolada, cada ponte contribui para bairros próximos a elas, o conjunto das três traz ganhos para toda a cidade.”
Funcionamento
A ponte funciona a partir do acesso construído na Rua Maria Perpétua em direção à Avenida Brasil (ver quadro). O caminho vai permitir que os veículos entrem na ponte, que tem sentido de circulação da margem esquerda para a direita do Rio Paraibuna. Ou seja, os condutores vão ingressar na estrutura para seguir para a região central e bairros da Zona Sudeste, como Poço Rico e Vila Ideal. O binário também se comporta como alternativa para desafogar o trânsito do Centro, pois os moradores das regiões Norte, Leste e Nordeste poderão acessar a região Sul sem ter que passar pela área central.
Novos táxis
Além do táxi modelo híbrido/elétrico – um Toyota Pinus -, outros quatro táxis foram os primeiros veículos a passar na nova ponte. Eles fazem parte das 105 novas placas licitadas pela PJF, que entram em circulação nos próximos três meses. Ao todo, a cidade passa a contar com 650 veículos, destes, cerca de 130 carros são de permissionários que deixaram suas placas antigas e investiram em novos veículos, conforme exigido no edital. Diferente dos demais táxis, os modelos híbrido/elétrico – cinco no total – terão a faixa na cor verde, e não azul.