Setembro amarelo: UFJF promove bate-papos sobre saúde mental

A campanha “Cuidadosa-mente” busca explorar o entendimento das emoções e promover o bem-estar


Por Maria Luiza Guimarães*

01/09/2024 às 06h00

setembro
(Foto: Felipe Couri)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante o mês de setembro, irá promover encontros para debater sobre saúde mental. A iniciativa busca mobilização a construção de uma política de saúde mental e bem-estar dentro da universidade.

A campanha, nomeada “Cuidadosa-mente: Movimento de bem-estar e promoção da saúde mental”, terá momentos culturais e de bem-estar, bate-papo e apresentação dos serviços de saúde mental que a UFJF promove. A participação é aberta a todos os interessados – professores, técnicos, terceirizados e estudantes – e não há necessidade de inscrição prévia.

Veja o calendário completo:

3 de setembro – 15h – Restaurante Universitário (RU Campus)
5 de setembro – 11h – Quiosque próximo à cantina do ICB
10 de setembro – 11h – Espaço em frente à cantina do prédio Reuni do ICE
12 de setembro – 18h – Praça Vermelha do ICH
17 de setembro – 9h – Hospital Universitário Dom Bosco – Refeitório
17 de setembro – 20h – Hospital Universitário Santa Catarina – Auditório
19 de setembro – 8h30 – Colégio João XXIII – Anfiteatro do Ensino Médio
24 de setembro – 10h – Ágora da Faculdade de Direito
26 de setembro – 11h – Ágora do Jardim Sensorial (Reitoria)

Os bate-papos serão mediados por profissionais das áreas médica, de psicologia e de assistência social da universidade, que pretendem explorar o entendimento das emoções e abordar a saúde mental sob a ótica da prevenção ao adoecimento a partir de medidas protetivas de cuidado pessoal. Além disso, os encontros também contam com pequenas apresentações musicais, práticas de ioga e meditação.

*Estagiária sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.