Volta às aulas na UFJF: confira alterações na Via São Pedro 

Mão inglesa que funcionava na BR-440 foi desativada


Por Nayara Zanetti

01/07/2024 às 09h37

Desde o último sábado (29), a mão inglesa que funcionava na BR-440, também conhecida como via São Pedro, foi invertida. A mudança é uma das etapas do processo de municipalização da rodovia. Com a volta às aulas da Universidade  Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta segunda-feira (1°), após quase dois meses de greve, o trânsito na região funciona com alterações. Confira abaixo. 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), os agentes estarão no local pontualmente ao longo da semana, repassando informações. A ideia é que permaneçam no trecho até a população se acostumar com a inversão. As obras de urbanização na via seguem acontecendo, e por isso há trechos ainda interditados. 

Confira as alterações:

O trecho do trevo do Jardim Casablanca até o trevo de acesso a Rua Manoel Vaz de Magalhães foi encerrado. Com isso, a pista que fica próxima ao supermercado Bretas passa a atuar no sentido bairro-centro, enquanto a pista mais próxima ao Supermercado Bahamas funciona no sentido centro-bairro. 

Para facilitar o acesso à Via São Pedro e orientar o tráfego nos novos sentidos, há novos retornos próximos ao Supermercado Bretas, ao Condomínio São Lucas e à rua Roberto Stiegert.

Um novo acesso está sendo operacionalizado no retorno junto a Rua Roberto Stiegert, junto ao Colégio Integra, para o tráfego no sentido bairro-centro, especialmente para o acesso à Avenida Costa e Silva. 

Na rua Antônio Soares Ferreira, a via passa a operar com mão dupla para acesso ao Bosque do Imperador e bairros adjacentes. 

Vale ressaltar a atenção no cruzamento entre as ruas Manoel Vaz de Magalhães e Hélio Zanini, que foi desativado. 

Por segurança, a escada próxima a rua Attilio Pastorini foi retirada. O acesso preferencial ao outro lado da avenida e ao Supermercado Bahamas deverá ser feito por faixa elevada de pedestre, localizadas nas duas extremidades da galeria do córrego, especificamente próximos ao trevo do Condomínio São Lucas e do trevo da Rua Roberto Stiegert.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.