Alunos das escolas municipais de JF voltam às aulas e iniciam ano letivo 

Mais de 40 mil estudantes e 1.040 profissionais da educação voltaram às atividades em 102 instituições de ensino da rede municipal


Por Elisabetta Mazocoli

01/02/2024 às 15h00

volta as aulas Sao Pedro 2 Elisabetta Mazocoli
Movimento foi tranquilo próximo à Escola Municipal Presidente Tancredo Neves (Foto: Elisabetta Macoli)

Os alunos das escolas municipais de Juiz de Fora voltaram às aulas nesta quinta-feira (1º de fevereiro) e começaram o ano letivo de 2024. No total, mais de 40 mil estudantes nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 1.040 profissionais da educação retomaram suas atividades em 102 instituições de ensino. Apesar de a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) ter previsto aumento de 30% no fluxo de veículos em Juiz de Fora em razão da volta às aulas, a Tribuna não verificou grandes impactos nas principais vias da cidade.

Entre as famílias e as crianças, o clima era de animação pelo novo período que se inicia. Na Escola Municipal Tancredo Neves, no São Pedro, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental começaram a ser recebidos às 13h. A técnica de enfermagem Ana Paula Silva de Oliveira, de 35 anos, estava deixando sua filha para iniciar o 4º ano na instituição. “Essa é uma escola perto do bairro em que moramos, e é o lugar em que estudei também. (…) É bom esse momento de voltar pra escola, ela [a filha] sempre fica empolgada”, afirma.

Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.

Para Cida Reis, que é aposentada e avó, foi o momento de levar o neto para o 1º ano em um novo colégio. Durante as férias, como os pais da criança estavam trabalhando, ela ficou encarregada de aproveitar as férias com o neto e levá-lo para passeios. Agora, no entanto, afirma que é momento de voltar para a rotina junto com ele: “Ele está muito animado e muito ansioso com a escola nova, quer conhecer gente e fazer novos amigos. Vou deixar ele e vamos juntos pegar o ‘ritmo’ de novo”, conta.

Conforme Ana Paula, que foi de carro em carona até o local, o trânsito estava tranquilo na Avenida José Lourenço Kelmer. A reportagem da Tribuna também foi ao local e conferiu que, próximo à escola em questão, o tráfego estava fluindo, apesar de mais congestionado próximo ao anel viário de entrada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no início da tarde.

Assista o vídeo:

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.