Morre Mikhail Gorbachev, último presidente da União Soviética

Hospital informou que Gorbachev morreu após doença “grave e prolongada”


Por Agência Estado com agências russas

30/08/2022 às 18h27

Mikhail Gorbachev, o último presidente da União Soviética, morreu em Moscou, na Rússia, aos 91 anos, segundo agências de notícias russas. “Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, disse o Hospital Clínico Central, segundo a agência RIA Novosti informou nesta terça-feira (30).

Gorbachev foi associado aos termos “perestroika” e “glasnost”, referentes à reforma e à abertura do regime soviético no fim dos anos 1980. Visto por muitos no Ocidente como o homem que acabou com Guerra Fria, e por tantos outros conterrâneos como o responsável pelo colapso da potência soviética, ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1990.

Mikhail Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, de uma família de agricultores imigrantes russo-ucranianos. Formado em direito pela Universidade de Moscou, ele ingressou no Partido Comunista na década de 1950, chegando ao comitê central do Partido Comunista em 1971.

Em 1985, após a morte de Konstantin Chemenko, Gorbachev foi eleito Secretário-Geral do Politburo, órgão máximo do Partido, e liderou a abertura do estado e da economia soviética. Depois de suas reformas, a União Soviética caminhou para a dissolução em dezembro de 1991.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.