Morre Mikhail Gorbachev, último presidente da União Soviética
Hospital informou que Gorbachev morreu após doença “grave e prolongada”
Mikhail Gorbachev, o último presidente da União Soviética, morreu em Moscou, na Rússia, aos 91 anos, segundo agências de notícias russas. “Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, disse o Hospital Clínico Central, segundo a agência RIA Novosti informou nesta terça-feira (30).
Gorbachev foi associado aos termos “perestroika” e “glasnost”, referentes à reforma e à abertura do regime soviético no fim dos anos 1980. Visto por muitos no Ocidente como o homem que acabou com Guerra Fria, e por tantos outros conterrâneos como o responsável pelo colapso da potência soviética, ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1990.
Mikhail Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, de uma família de agricultores imigrantes russo-ucranianos. Formado em direito pela Universidade de Moscou, ele ingressou no Partido Comunista na década de 1950, chegando ao comitê central do Partido Comunista em 1971.
Em 1985, após a morte de Konstantin Chemenko, Gorbachev foi eleito Secretário-Geral do Politburo, órgão máximo do Partido, e liderou a abertura do estado e da economia soviética. Depois de suas reformas, a União Soviética caminhou para a dissolução em dezembro de 1991.