Laudo de nova perícia de Adelio será concluído em até 30 dias

Autor de atentado contra Bolsonaro em 2018 passou por avaliação médica nesta segunda-feira; análise pode resultar na liberdade do acautelado


Por Tribuna

25/07/2022 às 19h37

Autor do atentado à faca contra a vida do então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL), em setembro de 2019, Adelio Bispo de Oliveira foi submetido a uma nova perícia médica para avaliar sua periculosidade. Um laudo da avaliação deve ser finalizado em até 30 dias.

A perícia, que pode resultar até mesmo na soltura de Adelio, foi realizada no Presídio de Campo Grande (MS). Os trabalhos começaram logo pela manhã e foram realizados por dois peritos indicados pela Associação Brasileira de Psiquiatria, por meio de seu Departamento de Psiquiatria Forense e nomeados pelo Juízo.

Ainda no final de junho, a Tribuna já havia noticiado que o juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal de Campo Grande (MS), havia marcado para esta segunda a perícia para avaliar a cessação ou permanência da periculosidade de Adelio Bispo de Oliveira.

Na ocasião, a Justiça Federal informou que “os profissionais irão responder quesitos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU), entre eles, se o quadro de saúde mental apresentado pelo paciente no exame pericial citado na sentença persiste.”

Também em junho, a Defensoria Pública da União (DPU) destacou que, com base em decisão judicial de junho de 2019, Adelio Bispo precisa ser submetido a novo exame para aferir a sanidade mental no período mínimo de três anos. Assim, desde o mês passado, a Justiça tentava viabilizar a avaliação, que poderia ser agendada a partir do último dia 14. Contudo, a perícia só foi realizada nesta segunda e foi acompanhada por uma assistente técnica, no caso, uma psiquiatra, indicada pela DPU.

No caso, o dia 14 marca três anos da absolvição de Adelio, proferida pela Justiça após o processo criminal que o considerou inimputável por transtorno mental. Segundo a decisão judicial, ele deveria ficar internado em um manicômio judiciário por tempo indeterminado, mas, diante de sua periculosidade e da falta de vagas, Adelio permanece no presídio federal de Campo Grande (MS) desde o atentado.

Facada

O atentado de autoria de Adelio contra o hoje presidente Jair Bolsonaro aconteceu no dia 6 de setembro de 2018, na esquina da Rua Halfeld com Batista de Oliveira. A facada aconteceu quando Bolsonaro fazia ato de campanha em Juiz de Fora e caminhava pelo Calçadão ao lado de apoiadores. O incidente marcou a campanha vitoriosa do presidente há quatro anos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript