Estados Unidos doará 3 milhões de vacinas Janssen ao Brasil

Imunizante é aplicado em dose única e deverá ser enviado ainda na quinta


Por Tribuna

23/06/2021 às 20h59

Os Estados Unidos irão doar diretamente três milhões de doses da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, ao Brasil. A informação é do portal de notícias do G1 e afirma que os imunizantes serão enviados ao país na quinta-feira (24), saindo do aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, e chegando até o aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Este é o maior número de vacinas doadas pelos EUA para qualquer país até o momento. As vacinas da Janssen são aplicadas em dose única. Atualmente, o Brasil recebeu apenas um lote da marca, na última terça-feira (22), com 1,5 milhão de vacinas que foram compradas pelo governo.

De acordo com a assessoria do presidente americano Joe Biden, a doação ao Brasil reflete uma política de combater a Covid-19 em regiões mais afetadas pela pandemia. Biden disse ter uma grande preocupação com a variante brasileira e o alto número de contágio no país.

A Casa Branca já havia anunciado nesta segunda, que os EUA iriam doar 55 milhões de doses para todo o mundo. Destas, 14 milhões estariam destinadas à América Latina e ao Caribe. Setenta e cinco por cento destas doses serão distribuídas via Covax Facility, programa de compartilhamento de vacinas contra Covid-19 coordenado pela OMS e destinado a países pobres. Já os outros 25% irão para “prioridades regionais”.

A doação das vacinas está dentro da promessa que o presidente Joe Biden fez de doar 80 milhões de imunizantes produzidos nos EUA. A distribuição das primeiras 25 milhões de doses foi divulgada no início deste mês e também incluiu o Brasil.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.