País volta a registrar tendência de alta nas mortes após dois meses

Média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.005, voltando a bater a marca de 2 mil pelo segundo dia seguido


Por Agência Estado

17/06/2021 às 21h30

O Brasil registrou 2.335 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando, nesta quinta-feira (17), 496.172 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a 2.005, voltando a bater a marca de 2 mil pelo segundo dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi positiva em 19% e indica tendência de alta nos óbitos decorrentes do vírus.

É a primeira vez, em mais de dois meses, que essa análise indica alta nas mortes. De 12 de abril até quarta-feira, a curva apontou estabilidade ou queda; nos últimos 29 dias a tendência se manteve estável, ainda em um patamar elevado.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, consolidados às 20h desta quinta. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 17.704.041 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 74.327 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos sete dias foi de 69.840 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação positiva de 9% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Já o Ministério da Saúde contabilizou 2.311 novos óbitos nas últimas 24 horas, totalizando 496.004 vidas perdidas para a doença. Em relação aos casos confirmados, são mais 74.042 de um dia para o outro, chegando a 17.702.630 infectados pelo coronavírus no país.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.