Saiba como justificar seu voto pelo e-Título
Eleitor que está fora do domicílio eleitoral pode usar aplicativo para justificar ausência no pleito deste domingo

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de MinasO eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral pode justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título. O aplicativo e-Título pode ser baixado nas plataformas Google Play e App Store. Para realizar o processo, basta seguir os seguintes passos:
1° – Na tela principal do aplicativo, o usuário deve selecionar o campo “Mais opções”;
2° – Em seguida, marcar a opção: “justificativa de ausência;
3° – Selecionar o período eleitoral que deseja justificar, no caso, primeiro turno;
4º – Preencher o campo com sua justificativa e o campo com seu e-mail;
5° – Por fim, colocar em anexo um documento que comprove a sua justificativa.
Outra opção é deixar o GPS ligado. Desta forma, o próprio aplicativo faz a verificação por georreferenciamento.
Eleitores relatam dificuldades
Instabilidades pelo grande número de acesso tem trazido transtorno a alguns eleitores que tentam justificar o voto neste domingo (15), pelo aplicativo e-Título. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “pode haver instabilidade momentânea no uso do aplicativo em razão do excesso de acessos.”

A orientação da Justiça Eleitoral nesses casos é esperar um pouco e tentar novamente o acesso. Apesar dos problemas, no último balanço divulgado até o fechamento dessa reportagem, cerca de 400 mil eleitores já haviam justificado ausência pelo aplicativo, conforme o órgão. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral, e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento.
No Twitter e pelo Facebook do TSE os relatos sobre o problema são muitos. “Estou desde a abertura da votação tentando justificar meu voto, mas na tela só aparece essa mensagem de erro”, relatou uma eleitora. “Não consigo justificar meu voto, o app não acessa a minha localização”, disse outro.









