Enem 2024 será aplicado em 3 e 10 de novembro; saiba como se inscrever

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio terão de acessar a Página do Participante


Por Nathália Fontes*

13/05/2024 às 12h02

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes interessados em participar do exame podem se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, pela Página do Participante.

O cronograma completo da seleção foi divulgado pelo Inep na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU).

LEIA TAMBÉM: Concurso para Marinha Mercante oferece quase 300 vagas com salário de mais de R$ 7 mil

O valor da taxa de inscrição é R$ 85, assim como no ano passado, e poderá ser pago entre 27 de maio e 12 de junho, via boleto, PIX, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança. O prazo para solicitar a isenção dessa quantia encerrou em abril. 

A divulgação do gabarito está programada para 20 de novembro, e a do resultado da prova, para o dia 13 de janeiro de 2025.

Calendário Enem 2024

1º domingo (3/11)

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • Redação.

2º domingo (10/11)

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação 

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Enem

A prova é a principal porta de entrada para universidades federais, através do Sisu, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.