Usuários do Pix alegam instabilidade do sistema nesta segunda-feira

Usuários relataram oscilação no sistema de pagamentos instantâneos; confira motivos que podem causar instabilidade


Por Tribuna e Agência Brasil

03/10/2022 às 18h28- Atualizada 04/10/2022 às 12h33

Atualmente, os brasileiros têm preferido realizar seus pagamentos utilizando o PIX – sistema de pagamentos instantâneos elaborado pelo Banco Central (BC) – ao invés de cédulas físicas. No entanto, nos últimos dias, o sistema tem apresentado instabilidade deixando, desse modo, vários usuários na mão, principalmente aqueles que passaram a utilizar com exclusividade este formato de transferência e pagamento bancário.

O problema foi relatado por correntistas de diferentes instituições como Nubank, Itaú Unibanco, Bradesco, PicPay, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Apesar dos relatos, o Banco Central, responsável pela implementação e pela gestão do Pix, negou qualquer problema.

Na tarde desta terça-feira (4), porém, o Nubank procurou a redação da Tribuna e informou que “as operações já foram normalizadas”.

Os que estão enfrentando problemas com o sistema, contudo, podem conferir alguns motivos pelos quais pode estar ocorrendo a instabilidade, de acordo com o site No Detalhe:

Sistema fora do ar

Se você tiver preenchido todas as informações corretamente e ainda sim esteja com problemas para fazer alguma transferência, há grandes chances de o sistema do Banco Central estar fora do ar.

Essa é a principal causa para erros que envolvem “transações não concluídas”, “falhas de comunicação”, “problema técnico” etc. Nesse sentido, a sua única opção é aguardar até que o sistema volte ao normal, o que pode levar algumas horas.

Problemas com a chave

A Chave PIX é central nesse método de transação, já que é a partir dela que você define o destinatário do pagamento. Porém, alguns problemas nela podem causar contratempos na realização do processo, como utilizá-la no formato errado – escolher CPF no lugar de número do telefone, por exemplo ou chave PIX inexistente. Em ambos os casos, a única solução é conferir com a pessoa se a chave informada está realmente correta.

Problemas com QR Code

Além da chave, o PIX também permite identificar o destinatário do dinheiro a partir de um QR Code, uma espécie de “código de barras” que pode ser escaneado com a câmera do celular. Nesse caso, há três possíveis problemas em especial: o QR Code não existe; o QR Code foi impresso errado e o leitor do celular não está conseguindo interpretá-lo; o QR Code expirou, não sendo mais válido. Em todos esses casos, a única solução também é entrar em contato com o responsável por ele.

Saldo insuficiente ou conta inválida

Em alguns casos, a transação pode não ser concluída por um erro de liquidação, que pode estar associado tanto a uma falta de saldo (ou seja, você não tem dinheiro na conta o bastante para concluir a transação), quanto pela conta do destinatário estar indisponível, seja por algum bloqueio, seja por simplesmente não existir.

Caso tenha tido esse problema, verifique se o número da conta está correto e se há saldo disponível para a transação. Se ambos estiverem corretos, aguarde alguns instantes, pois há chances de se tratar de uma instabilidade do servidor.

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