Liderança em Lavras e região, vereador João Paulo Felizardo é uma força do interior
Atualmente no quarto mandato, ele preside a União de Vereadores do Sul, Centro-Oeste e Campo das Vertentes de Minas Gerais e se consolida como uma das principais lideranças do estado
Ele iniciou sua carreira política no movimento estudantil. Apesar de não ter sido eleito na primeira tentativa para a Câmara Municipal de Lavras, em 2008, com apenas 21 anos de idade, conquistou vitórias em eleições subsequentes, sendo reeleito vereador e ocupando por duas vezes a presidência do Legislativo. Atualmente no quarto mandato, o vereador João Paulo Felizardo também preside a União de Vereadores do Sul, Centro-Oeste e Campo das Vertentes de Minas Gerais e se consolida como uma das principais lideranças estaduais.
Sua trajetória demonstra perseverança e sucesso em conquistar o apoio da população. Por isso, ele inaugura o projeto “A força do interior”, uma iniciativa da Rede Tribuna de Comunicação que visa a valorização de pessoas e instituições que estão fazendo a diferença com seu trabalho e sua atuação em regiões interioranas de Minas Gerais.
Lavras: desafios e oportunidades
Lavras é caracterizada como uma cidade estratégica, localizada próxima a grandes centros como São Paulo e Belo Horizonte, e beneficiada pela presença de universidades, como a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Seu comércio é forte e atrai pessoas de cidades vizinhas, fomentando a formação de um polo regional.
“Lavras é uma potência. É a nova princesa do Sul. Nós estamos ali entre o sul, e o centro-oeste de Minas. Estamos bem na divisa mesmo, a 500 quilômetros do Porto de Santos, a 438 quilômetros da capital paulista e a 238 quilômetros da capital mineira. Então, assim, é um triângulo de desenvolvimento”, observa João Paulo.
No entanto, o vereador identifica o desafio de consolidar Lavras como um polo industrial competitivo. A falta de infraestrutura, como um Porto Seco e um distrito industrial bem localizado, impedem o pleno desenvolvimento econômico da cidade, limitando o escoamento da produção e a atração de investimentos.
A comparação com Varginha, município vizinho que vem se desenvolvendo mais rapidamente, ilustra esse ponto, mostrando que a ausência de investimentos para estimular a exportação e fortaleer a logística em Lavras impactam diretamente no crescimento econômico.
“Nós precisamos implantar um distrito industrial às margens da BR-381 ou da BR-265 para facilitar o escoamento dos produtos e nós precisamos também implantar um porto seco na nossa cidade”, observa João Paulo, que já apresentou essas sugestões à prefeita Jussara Menicucci, eleita pela quinta vez para ocupar o cargo. “Como é uma pessoa de bom coração, tenho certeza que ela vai somar esforço e eu vou estar à disposição para ajudar”.
Prioridades como vereador e visão de futuro
As prioridades do vereador são saúde, educação e desenvolvimento social. Ele explica que destina uma grande parte de suas emendas impositivas para a saúde, focando em recursos para instituições filantrópicas que realizam cirurgias eletivas.
No desenvolvimento social, ele se concentra na geração de emprego e renda e na capacitação profissional, oferecendo oportunidades para cursos técnicos e promovendo a conclusão do ensino fundamental e médio. “Com respeito a todos os colegas vereadores e vereadoras de Lavras, hoje, nós somos a bancada que mais trouxe curso técnico pra Lavras, gratuito, profissionalizante e que mais concluiu o ensino fundamental e médio das pessoas através do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec)”, diz.
Especificamente na educação, João Paulo destaca melhorias na rede pública municipal, garantindo qualidade no ensino e infraestrutura. “Minhas duas filhas estudam em escola pública. Minha esposa é funcionária pública da UFLA. Então, assim, a nossa raiz está em Lavras. Nossa essência está na cidade”, conta o vereador, ao explicar sua relação de amor com o município.
Por isso, é natural que João Paulo alimente o sonho de ser prefeito de Lavras, para que possa implementar em maior escala as mudanças que deseja para a cidade. “Sem pressa, sem nenhuma pressa, sem nenhuma pretensão para as próximas eleições, porque eu estou com 37 anos. Ainda tenho muito a aprender. Mas, no momento em que Lavras entender e que eu estiver preparado e que a família aceitar, eu desejo concorrer. E se for eleito prefeito, vou realizar um grande sonho”.
Inspiração política e olhar sobre o Brasil
A capacidade de visão, coragem e união política, mesmo frente às adversidades do ex-presidente da república, Juscelino Kubitschek, é fonte de inspiração para o vereador. Ele utiliza, inclusive, a construção de Brasília como exemplo de um projeto audacioso e transformador. “Sempre busco ser aquele político que ele foi. Um democrata, um cristão, um pai de família e uma pessoa não só visionária, mas corajosa”, diz.
“Essa facilidade dele de interligar as pessoas, de conversar com a oposição, de conversar com a base, de conversar com os independentes, é muito importante na política. Política é a arte de produzir o bem e de fazer o bem. Então se você souber conversar, tudo é alinhado. A gente não precisa ficar nesse extremo que hoje está o país: ou você é de direita ou você é de esquerda. Não. Eu sou de centro, sou do Brasil, sou do povo. Então vamos conversar com a direita, vamos conversar com a esquerda, vamos conversar com todos”.
Sobre o panorama político nacional, João Paulo demonstra preocupação com a economia e a dificuldade de acesso a bens essenciais pelas famílias mais vulneráveis. Ele acredita que uma política externa forte e trabalho conjunto entre estados e Governo federal podem contribuir efetivamente para melhorar o cenário atual. “Tenho muita esperança”, finaliza.