Mutirão abre mil vagas para quem deseja emitir a nova carteira de identidade sem pagar nada
Mutirão oferece mil vagas para emissão gratuita da nova identidade e mais de 190 serviços à população.

Quem precisa emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) terá uma oportunidade especial neste fim de semana.
Um mutirão de cidadania vai disponibilizar mil vagas para a emissão gratuita do documento, além de oferecer mais de 190 serviços voltados às áreas de saúde, assistência social, qualificação profissional, cultura e lazer.
A iniciativa faz parte da terceira edição do Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida, que será realizado no Campo do Normilhão, em Vila Velha.
A expectativa é atrair milhares de moradores da região em busca de atendimento e orientação em diferentes áreas.
Distribuição de senhas será feita em quatro horários
Para evitar filas extensas e garantir melhor organização do atendimento, as mil vagas para emissão da nova identidade serão divididas em quatro lotes de 250 senhas.
Os horários definidos para distribuição são:
- 7h30 – 250 senhas;
- 10h30 – 250 senhas;
- 12h30 – 250 senhas;
- 14h – 250 senhas.
A orientação é que os interessados cheguem com antecedência, já que o atendimento estará condicionado à disponibilidade das senhas distribuídas em cada período.
Segundo o governo estadual, o sistema escalonado foi adotado para reduzir aglomerações e proporcionar mais conforto aos participantes.
Nova identidade lidera procura por serviços
A Carteira de Identidade Nacional vem sendo implantada em todo o país como modelo unificado de identificação do cidadão, utilizando o CPF como número único de registro.
Durante o mutirão, a emissão do documento deve concentrar grande parte da demanda, especialmente entre pessoas que ainda não realizaram a atualização para o novo modelo.
A primeira via da CIN é gratuita em todo o Brasil. Já quem necessita da segunda via deverá apresentar o comprovante de pagamento da taxa exigida para o procedimento.
Documentação é obrigatória para atendimento
Para solicitar a nova identidade, os cidadãos deverão apresentar a documentação exigida no momento do atendimento.
Entre os documentos necessários estão:
- Foto 3×4 recente;
- Certidão de nascimento para solteiros;
- Certidão de casamento para casados;
- Certificado de naturalização, quando aplicável;
- CPF original ou cópia autenticada para inclusão no documento.
Os documentos devem estar em versão original ou cópia autenticada.
Menores de 12 anos não serão atendidos
A organização informou que crianças com menos de 12 anos não terão atendimento para emissão da Carteira de Identidade durante o mutirão.
A medida faz parte das regras estabelecidas para a realização da ação e visa garantir maior agilidade nos atendimentos previstos para o evento.
Atendimento prioritário será garantido
O mutirão também seguirá as normas federais de atendimento prioritário. Terão preferência:
- Pessoas com 80 anos ou mais;
- Idosos acima de 60 anos;
- Gestantes;
- Pessoas com deficiência;
- Lactantes;
- Pessoas acompanhadas por crianças de colo;
- Pessoas com obesidade;
- Pessoas com mobilidade reduzida.
A prioridade será aplicada tanto na distribuição das senhas quanto nos atendimentos realizados ao longo do dia.
Mais de 190 serviços estarão disponíveis
Além da emissão da nova identidade, o evento contará com a participação de órgãos estaduais, municipais e instituições parceiras, oferecendo serviços gratuitos em diversas áreas.
Os participantes poderão acessar atendimentos relacionados à cidadania, saúde, assistência social, inclusão, qualificação profissional e orientação sobre programas públicos.
A programação também inclui atividades culturais e de lazer voltadas para toda a família.
A expectativa dos organizadores é atender moradores de Vila Velha e municípios vizinhos, facilitando a regularização documental e promovendo acesso a direitos e políticas públicas.









