Franquia RE/MAX: oportunidade para explorar um novo negócio
PUBLIEDITORIAL
Segmento apresentou crescimento de 7% no primeiro semestre de 2019, segundo ABF
Quando se deseja empreender, muita gente fica em dúvida entre abrir o próprio negócio ou investir em uma franquia. Para chegar em um consenso, é preciso traçar um paralelo entre essas duas modalidades. No caso de começar do zero, tudo dependerá da pessoa, desde as pesquisas de mercado até a estruturação de todo o negócio. Já na franquia, o modelo de operações está pronto e é copiado e transferido para que outras pessoas possam representar e explorar a marca. Neste caso, o franqueador – quem cede os direitos – oferece ao franqueado todo o know-how necessário para garantir o sucesso da nova operação. Contudo, assim como todo e qualquer negócio, em ambos os casos, é preciso trabalho e dedicação para que bons resultados sejam obtidos.

Conforme levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2019, o setor de franquias registrou um crescimento nominal de 7%, ou seja, um ritmo mais intenso se comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de 5,1%. O faturamento, inclusive, passou de R$ 38,762 bilhões para R$ 41,464 bilhões. Considerando os últimos 12 meses, o crescimento foi ainda maior, de 7,5%. A ABF, juntamente com o Grupo Bittencourt, consultoria especializada em varejo e franchising, realizou um levantamento para apontar as 25 franquias brasileiras com as melhores práticas de gestão, engajamento e inovação com foco no crescimento para se investir em 2019. Na lista está a RE/MAX, líder do franchising imobiliário mundial e presente no Brasil desde 2009.

No cenário nacional, a empresa americana possui lojas em 20 estados e no Distrito Federal, totalizando mais de 200 unidades, 38 master franquias regionais e 2.210 corretores associados. Em Juiz de Fora, a marca opera desde 2015 e possui cinco franquias, contudo, segundo o master franqueado regional da RE/MAX Zona da Mata e Vertentes, Toti Faria, há muito potencial para ser explorado na região. “Quando falamos em franquias, independente do seu segmento, estamos falando sobre a essência de um negócio, que dá a base para que ele cresça com sustentação. Sempre gosto de frisar que o erro dos outros é mais barato do que os nossos. Mas para que o negócio dê certo, é preciso muito trabalho e treinamento para seguir o modelo de negócio proposto, que foi pautado na expertise de quem o criou”, pontua.

Por que investir em uma franquia de serviços imobiliários?
Por mais que as franquias tenham a mesma essência, há diferenças financeiras em relação ao produto ou serviço comercializado. No caso da RE/MAX, de acordo com Toti, o investimento inicial é baixo em relação a outras franquias. A justificativa está na ausência de estoque. “A mercadoria da RE/MAX não é quantitativa, por isso, temos custo zero. Por outro lado, isso favorece o investimento em treinamento. Quem quer investir no modelo de negócios da RE/MAX precisa gostar de lidar com pessoas, ou seja, clientes e corretores. Além disso, é preciso gostar de desenvolver essas pessoas. Para isso, a rede dá todo o aporte por meio dos treinamentos disponibilizados pela Universidade Corporativa RE/MAX”, explica.

É necessário ter em mente que uma franquia, mesmo aquela de grande renome, demora um tempo para dar retorno em relação ao capital investido. Como todo negócio, o prazo varia de 18 a 36 meses. Como a RE/MAX lida com transações imobiliárias, este período pode ser encurtado, já que os lucros podem ser maiores logo nas primeiras vendas. Além dos treinamentos, outra vantagem para o franqueado RE/MAX é ter à disposição todo o suporte mercadológico que faz da rede uma referência dentro do mercado imobiliário, como os investimentos em publicidade e marketing realizados em conjunto com a matriz, feitos em mídia de massa com projeção local e global. Para ser um franqueado, é preciso preencher um cadastro no site www.sejaremax.com.br/franquia.

Para abrir uma franquia RE/MAX
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Investimento inicial R$ 80 mil
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Taxa de franquia US$ 15 mil
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Capital de giro a partir de R$ 20 mil
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Lucro médio mensal a partir de 20% do faturamento bruto
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Royalties 6% do faturamento bruto
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Fundo de marketing 3% do faturamento bruto
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Modelo de loja: área a partir de 40m², localizado em espaços de rua, escritórios comerciais ou em shoppings