Os planos de saúde nunca mais serão os mesmos

PUBLIEDITORIAL

Unimed Juiz de Fora se vale da lógica das organizações exponenciais, disruptivas por natureza, para transformar modelo assistencial que pretende ressignificar o conceito e o valor de um plano de saúde para as pessoas.


Por Unimed Juiz de Fora

29/04/2018 às 07h00

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A diretora de Provimento de Saúde, Nathércia Abrão, e o consultor Luciano Mantelli (primeiro à esquerda), ao lado de outros profissionais que também discutiram o tema no evento do Sistema Unimed (Foto: Divulgação)

Imagine um plano de saúde que cabe no seu bolso não apenas do ponto de vista do custo, mas porque cuida de você diariamente por meio de aplicativos no celular, por exemplo. Que seja feito sob medida para suas necessidades de viver bem, saudável, distante de doenças e da forma que melhor lhe atenda. Que inclua serviços que hoje não são relacionados na oferta, mas que, efetivamente, trazem benefícios, como os oferecidos por academias de ginástica e de orientação e acompanhamento nutricional e psicológico. Para construir esse futuro cada vez mais possível e desejável e colocar fim ao insustentável modelo centrado na doença, a Unimed Juiz de Fora integra iniciativa pioneira que pode representar a maior quebra de paradigma e a verdadeira disrupção na forma como se concebe um plano de saúde atualmente.

Assim como Steve Jobs revolucionou o conceito de telefone celular com o iPhone, a cooperativa de Juiz de Fora avança, nos últimos anos, na direção da inovação, para despertarno mercado necessidades que vão muito além de suas expectativas. Ou melhor, que não são nem concebidas hoje pelos clientes. “Não estamos falando nem de medicina preventiva e nem de promoção da saúde, porque essas duas coisas isoladas, como tratadas hoje, passam mais como estratégia de marketing ou de redução de sinistralidade. Estamos falando é de cuidado de fato. Em como fazer para que o novo mindsetdas pessoas, ao contratarem um plano de saúde,seja o desejo de ter saúde, com um gerenciamento ativo, podendo usufruir de toda a rede necessária para o que chamamos de ecossistema do cuidado”, explica o CEO da Fourge, empresa de consultoria contratada pela Unimed Juiz de Fora para este desafio, Luciano Luis Mantelli.

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A diretora Nathércia Abrão, o gerente de Provimento de Saúde da Unimed Juiz de Fora, Bruno Esteves (primeiro à direita), o consultor Luciano Mantelli e a equipe Fourge (Foto: Divulgação)

A constatação para a mudança está intimamente relacionada à necessidade de ressignificar o que é a oferta de um plano de saúde, diante de um comportamento diferente por parte dos consumidores, observa o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges. Cada vez é maior o número de pessoas que questionam a relevância do investimento, uma vez que só se lembram que possuem o benefício quando se aproxima a data de vencimento da fatura, quando o contratam ou ainda quando há recusa de algum procedimento por parte da operadora. “As pessoas não estão dando mais valor ou não entendem mais o valor em ter um plano de saúde. Ninguém mais, hoje em dia, acha que vale a pena pagar um preço alto por algo que não vê como grande benefício no seu dia a dia, exceto quando se está doente. Essa é uma crise de valor”, afirma o CEO da Fourge.

Unimed Juiz de Fora apresenta modelo inovador em evento nacional

Para disseminar a importância de se criar futuros desejáveis, quando a realidade aponta para o agravamento do quadro atual em função dos custos crescentes e impagáveis no modelo centrado na doença, a Fourge, em parceria com a Sixty Labs, montou um verdadeiro laboratório para a experimentação e a cocriação em torno das iniciativas disruptivas, incluindo a que está sendo capitaneada pela Unimed Juiz de Fora, em evento do Sistema Unimed realizado na última semana em Santa Catarina. A diretora de Provimento de Saúde, Nathércia Abrão, apresentou a transformação do modelo assistencial, construída nos últimos anos, da qual fazem parte o lançamento do Unimed Pleno, a nova forma de remunerar os médicos e a construção do hospital próprio.

Para essa transformação, explica a diretora, a cooperativa se vale da lógica que cerca as organizações exponenciais, capazes de criar impacto muito maior com suas iniciativas, quando comparadas a empresas de modelo tradicional. “Uma organização disruptiva tem capacidade de crescermais rapidamente que suas concorrentes em função do uso da inovação a favor do negócio”, observa Nathércia. Denominada Unimed Exponencial, a operadora em incubação na Unimed Juiz de Fora e em outras cooperativas do Sistema Unimedreinventa não apenas osignificado (valor) do plano de saúde para o cliente, mas também para todos os demais agentes que formam o ecossistema do cuidado, como os médicos, por exemplo.

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Conceito fundamental das organizações exponenciais é usar a tecnologia a favor do negócio

“Essa nova proposta de operadora precisa mais que nunca valorizar o trabalho de todos que fazem parte dela, porque esse é o atual modelo ganha-ganha que o mercado exige. Por isso, o cooperado precisa ser reconhecido pelo que ele escolheu ser: médico”, enfatiza o CEO da Fourge, Luciano LuisMantelli. “Este modelo também precisa ressignificar o papel e o propósito decada um que atua nele, para gerar mais sentido para todos. Esse é o grande segredo de todo negócio exponencial: o propósito massivo transformador.  É preciso ter um objetivo novo, real, social e viável. Quer mais claro que esse,em que as pessoas vivam intensamente sua saúde no dia a dia?” – finaliza Mantelli.

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