O sucesso de uma empresa depende da qualidade de sua equipe de líderes e colaboradores

PUBLIEDITORIAL


Por Prof.° Me. Cliciane Salin, coordenadora de pós-graduação do Senac

23/03/2019 às 17h00

logo senacEncontrar profissionais talentosos que executem com excelência determinadas tarefas é sempre um grande desafio. Identificar os talentos tem sido a missão dos líderes nas organizações. Além disso, também é necessário desenvolver e manter por mais tempo possível esses profissionais, antes que eles sejam contratados pelos concorrentes. Você já parou para pensar sobre isso?

As organizações que almejam construir uma equipe de trabalho produtiva precisam entender que os colaboradores talentosos devem fazer parte desse time. E, para que eles exerçam suas atividades de forma ágil, produtiva e com competência técnica, necessitam levar em consideração as potencialidades desses colaboradores e suas mais variadas formas de desenvolvimento.

Para tanto, faz-se necessário desenhar um modelo de gestão de pessoas que valorize todo o processo de reconhecimento das competências dos colaboradores, visando à formação acadêmica por meio de uma educação continuada.

Hoje em dia, desenvolver talentos representa uma estratégia de potencialização que proporciona benefícios para a gestão de recursos humanos das organizações, independentemente do seu tamanho.

É importante ressaltar que essa preocupação com a potencialização de talentos precisa fazer parte do Planejamento Estratégico de sua empresa. Também deve estar alinhada com os valores, a visão e a missão num amplo cenário de corroboração que faz parte da cultura organizacional. Ou seja, todos compreendem, valorizam e respeitam cada espaço de trabalho, contribuindo para uma harmonia entre os setores e evitando, assim, alguns conflitos de interesse.

Uma liderança em que existe sintonia entre a equipe de trabalho e na qual todos entendem seu papel e estão dispostos a comunicar, colaborar, criar, inovar, resolver problemas e celebrar cada avanço e aprendizagem.

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Senac tem como principal objetivo contribuir para a construção de uma visão sistêmica junto aos alunos, de forma a mostrar caminhos que ajudarão os profissionais a alcançarem com mais facilidade os objetivos organizacionais da empresa. Consequentemente, as empresas que investirem nesses profissionais terão uma equipe mais preparada para exercer com excelência sua missão e alcançar seus resultados.

Os gestores e os líderes das organizações precisam ter um modelo de gestão que esteja disposto a “aprender e a compartilhar o conhecimento adquirido entre seus pares”.

As empresas que são líderes em seus segmentos de mercado têm uma equipe talentosa, unida e comprometida, que investe em estudos e práticas constantes, sempre com a preocupação de que a educação transforma vidas.

Recentemente, uma pesquisa realizada em 2018 pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) revelou que “empreendedores que praticam uma boa gestão de talentos conseguem resultados melhores em suas empresas, independentemente da região ou do tamanho da empresa”.

Foram analisadas 1.927 corporações de todos os portes no país: 30% microempresas, 45% pequenas empresas, 23% médias e 12% grandes empresas. O estudo apontou que a importância da gestão de talentos é aplicada de forma simples e com foco nos colaboradores e nos líderes com mais frequência nas empresas bem-sucedidas.”

Confira a pesquisa no link <https://aberturasimples.com.br/pesquisa-importancia-da-gestao-de-talentos/> e escolha ser um multiplicador e incentivador na busca pelo conhecimento.
Inscreva-se em posgraduacaosenac.com.br ou, se preferir, ligue 0800 724 4440 e venha fazer parte de um grupo seleto de profissionais e estudantes que querem fazer a diferença na carreira.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.