Como usar toldo em casa com estilo e conforto

PUBLIEDITORIAL

Com materiais e cores variadas, toldos melhoram a sua experiência em ambientes externos, protegidos de sol, chuva e vento


Por Quatro Cantos

23/03/2019 às 17h00- Atualizada 23/03/2019 às 17h16

LOGO LOJA

Lembra os toldos que ampliam o espaço de bares, restaurantes e cafés para as calçadas? Essa ideia também pode ser aplicada em casa, valorizando ambientes externos. O uso de toldos permite diversos tipos de soluções para sombreamento, conforto térmico e visual, excesso de luminosidade e proteção contra chuviscos, sem perder o senso estético, combinando com a estrutura da construção.

Airomatic Stobag
Fotos: Divulgação

A empresa de decorações Quatro Cantos percebeu a falta desse produto no mercado juiz-forano e trouxe novidades para cá. “Observamos uma carência de toldos aprimorados na cidade e fizemos contato com uma empresa suíça, a Stobag, uma parceria que já dura cerca de sete anos. O objetivo principal é a proteção solar externa, agregada ao design, com acabamento aprimorado e escolha de cores e tecidos”, explica Paulo Barroso que, ao lado da esposa Beatriz, gerencia o negócio do casal. “Como o Brasil é um país tropical, muitos procuram toldos para chuva, mas apesar de resistir a uma chuva branda ou ventos de até 60km/h, dependendo do modelo, o conceito principal é o sombreamento.”

estore Vertical Stobag

Hoje os toldos dispõem de muitas opções para atender necessidades diversas, com braços retráteis, cobertura móvel e proteção de fachadas. “O toldo de braços retráteis é muito utilizado em bares e restaurantes, porque ele avança, cria um ambiente baixo de proteção e é recolhido em dias e noites bonitas. E a estrutura fica escondida na parede, fazendo parte do projeto.”

Para situações de proteção solar externa, como tetos de vidro, a recomendação é pela cobertura móvel, motorizada, e que pode ter até sensor de vento, sol e chuva. “Se a proposta for sombreamento, quando o sol bater no equipamento, ele avança e faz sombra. Se for um aparelho sensível a vento e chuva, ele recolhe automaticamente”, comenta. Para vidros e janelas, a proteção também pode ser vertical. “Trabalhamos ainda com a proteção de fachada, envelopando o prédio com modelos ZipLine. É muito mais eficiente que uma cortina interna, já que o sol não chega ao interior, e permite a visão do exterior.”

Como escolher o modelo ideal

Toldo Stobag Braços Retrateis

“Na Europa, o toldo já é usado há muitos anos, é um conceito que veio de lá”, conta Paulo, que já teve a oportunidade de ver de perto as utilizações de toldos do outro lado do mundo, além dos seus estilos. “Nas oportunidades que tive de ir a Portugal e outros países europeus, usavam muito listrado. Na nossa região e talvez pelo Brasil, vende-se mais o liso”, compara. As opções de cores da estrutura e tecido são variadas, com uma paleta que vai de tons neutros aos mais vivos. O material vai do acrílico, PVC ao cristal e screen, interferindo com diferentes intensidades: no bloqueio de raios UV, absorção, transmissão e reflexão solar, conforto visual e sensação térmica, além da resistência a chuva.

Com garantia de cinco anos, o toldo exige manutenção, com limpeza e o cuidado de não recolhê-lo quando estiver molhado. O produto recebe tratamento antimofo e estático, evitando o acúmulo de poeira. A estrutura dos toldos é feita de alumínio, pensando na resistência da salinidade e não-oxidação, uma característica necessária para o clima brasileiro. “Se ficar em um ambiente com toldo, a grande diferença é a atmosfera que cria, muito mais agradável, seja em um café ou em uma piscina, no conforto térmico que oferece”, ressalta.

Quatro Cantos
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, sábado, das 9h às 13h
Rua Padre Café 527, Bairro São Mateus – Juiz de Fora MG
Telefone: (32) 3215-1368

conteudo anunciante3

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.