Financiamento de imóvel: 5 dicas para realizar o sonho da casa própria
PUBLIEDITORIAL
Planejamento é mais do que necessário!

Muitas pessoas têm o sonho da casa própria. Comprar um apartamento ou uma casa é uma conquista relevante, e os financiamentos são boas soluções para aqueles que não conseguiriam adquirir um imóvel à vista. Contudo, o financiamento é um compromisso/investimento de anos, portanto, é preciso ter cuidado e planejamento.
Confira abaixo uma lista com cinco dicas para conquistar a casa própria a partir de um financiamento.
Avalie sua situação financeira
Financiar a casa própria exige um comprometimento grande. É fundamental que você faça um planejamento consciente antes de tomar essa decisão, pois assim é possível evitar que o sonho da casa própria vire uma dor de cabeça. No entanto, desespera-se não é a solução. Atualmente existem muitas facilidades para obter um financiamento. Na maioria dos bancos, por exemplo, o comprador precisa ter no mínimo 20% do valor do imóvel para conseguir financiá-lo. Outros exigem apenas 10% de contrapartida do comprador. Portanto, basta avaliar suas finanças. Assim você irá realizar seu sonho e continuará com uma saúde financeira estável.
Obtenha crédito antes
Antes mesmo de encontrar o imóvel ideal você pode entrar com um pedido de financiamento no banco. Dessa forma você facilita o processo de compra, pois se o pedido por aprovado o banco irá fornecer uma “carta de crédito”. Ela funciona como um cheque, garantindo que você terá o dinheiro necessário para concretizar o negócio.
Ache um imóvel que esteja dentro do seu orçamento
Como dito no primeiro item, é preciso entender seu orçamento e suas finanças. Consequentemente, você deve buscar um imóvel que esteja dentro das suas reais possibilidades financeiras. Faça pesquisas e encontre um imóvel bacana e acessível, em todos os sentidos. Avalie o custo e a qualidade de vida na região do imóvel, calculando os gastos com transporte, a distância do trabalho e o ambiente do bairro.
Imóvel novo ou usado?
Esta etapa deve ser avaliada com cuidado. Você precisa do imóvel com urgência? Caso a resposta seja positiva, você deve optar por um imóvel usado, pois assim irá se mudar mais rápido. Se não estiver com pressa, os imóveis novos podem ser boas opções. Mas lembre-se de levar em consideração os valores que serão necessários para deixar o apartamento habitável. Ainda existe a possibilidade dos imóveis que estão na planta. Esses possuem vantagens nas negociações e nos preços. Entretanto, o investimento será a longo prazo, pois o lugar pode demorar a ficar pronto.
Tenha atenção com o número de parcelas
Um financiamento costuma ter décadas de duração. Os bancos trabalham com financiamentos de até 35 anos. Optar por um financiamento de longo prazo pode ser uma boa alternativa para reduzir o valor das prestações. Você deve estar ciente, entretanto, que isso aumentará o valor total a ser pago ao banco ao longo do contrato, encarecendo o imóvel. Também leve em consideração a sua idade atual e a que terá até o final do financiamento. Segundo a legislação em vigor, a idade limite para realizar o pagamento da última parcela do financiamento imobiliário é de 80 anos e seis meses. Por conta disso, o prazo encurta progressivamente para candidatos que possuem, atualmente, mais de 45 anos e seis meses.