A saúde a caminho da exponencialidade

PUBLIEDITORIAL

Maratona integra o ecossistema da Unimed Juiz de Fora à cultura da inovação, em desafio que busca soluções criativas para ressignificar o conceito de saúde e gerar novas experiências para os usuários


Por Unimed Juiz de Fora

20/10/2018 às 07h00

unimed1Entre os dias 9 e 11 de novembro, a inovação vai aproximar definitivamente os anos de 1889, 1999 e 2018. Aos recortes históricos que separam o surgimento da primeira cooperativa no Brasil e o inédito hackaton realizado no mundo, se soma o primeiro desafio que a Unimed Juiz de Fora promove para integrar de vez seu ecossistema da saúde à cultura da inovação. Durante três dias, profissionais, estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento estarão juntos para pensar e criar soluções que podem influenciar diretamente na forma com a qual a maior empresa de capital 100% local irá oferecer experiências de saúde na era pós-digital.

Realizado em parceria com o Sebrae e com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) da UFJF, o hackaton da Unimed Juiz de Fora reedita com o viés da pós-modernidade o bom e antigo conceito de colaboração, sob o qual as próprias bases do cooperativismo estão alicerçadas, observa o presidente da cooperativa médica, Hugo Borges. “Estamos unindo o ecossistema que dá forma ao nosso modelo de atenção integral à saúde ao ecossistema da inovação, para conduzir a Unimed Juiz de Fora ao promissor universo das organizações exponenciais”, explica.

Com potencial para crescer dez vezes mais e mais rápido que as empresas lineares, tradicionais, as organizações exponenciais têm como grande trunfo o fato de serem escaláveis, devido à adoção de tecnologias aceleradas em seus processos, nas quais se incluemInteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain, Big Data, dentre outras. Entretanto, o foco da cooperativa com o primeiro desafio de inovação não se restringe aos aspectos tecnológicos, mas também a tudo o que envolve criatividade e disrupção. “Assim como a saúde é multidisciplinar, estamos apostando na integração das diversas áreas do conhecimento, para pensar formas inovadoras de incentivar a corresponsabilidade de pacientes e profissionais no cumprimento do planode cuidado e também em oferecer alternativas de serviços que levem em conta o perfil mapeado de quem contrata o plano de saúde”, observa a diretora de Provimento de Saúde, Nathércia Abrão, ao citar alguns desafios propostos aos inscritos no hackaton.

No que se refere à gestão comercial, a Unimed Juiz de Fora está em busca de soluções que facilitem a vendaa distância e que ressignifiquem a experiência do usuário desde a contratação, passando pelo uso dosserviços até o faturamento e acobrança, acrescenta o diretor Administrativo e Financeiro, DarlamKneipp. Ideias que poderão, inclusive, fazer parte do aplicativo Unimed que está em fase final de desenvolvimento.“O evento é mais uma demonstração de como a cooperativa tem se preparado internamente, a partir da adoção de um modelo de gestão mais fluido, ágil e intraempreendedor que gera autonomia parauma atuação horizontal, descentralizada e em rede”, afirma Darlam.

Essa estrutura interna é vital para sustentação do fundamento base das organizações exponenciais que é o propósito massivo transformador, ancorado na ideia de comunidade de multidões. “E gerar saúde, por meio da promoção e da prevenção de doenças, tendo a tecnologia como plataforma, é, sem dúvida alguma, o grande propósito, o grande objetivo que une as instituições comprometidas de fato em melhorar a qualidade de vida das pessoas na era pós-digital, como a Unimed Juiz de Fora”, sintetiza o diretor de Relacionamento e Mercado, Glauco Corrêa de Araújo.

Inscrições estão abertas no site do evento

A propriedade intelectual das soluções inovadoras prototipadas durante o desafio de inovação poderá ser adquirida pela Unimed Juiz de Fora mediante contrapartida financeira, caso haja interesse das partes. Outras possibilidades são o apoio no processo de desenvolvimento e a incubação da iniciativa dentro das dependências da cooperativa médica. Além disso, ao final do hackaton, um time de especialistas irájulgar as ideias mais criativas e disruptivas. As três melhores colocadas ganharão prêmios que variam de R$ 3 mil a R$ 1 mil.

unimed 2

Parceiro do Unimed Exponencial, o Sebrae tem fomentado iniciativas que congreguem comunidades geradoras de conhecimento na busca de soluções para problemas desafiadores, a partir dos ecossistemas de inovação. É o que explica o analista técnico José Tarcísio Fagundes de Paula, ao acrescentar que consolidar esse ambiente de interação só fortalece Juiz de Fora como polo de saúde.

“O Sebrae sempre apoia os associativismos e a Unimed é um bom exemplo no Brasil e no mundo de um sistema de cooperação que funciona muito bem e que busca sempre a inovação. Valorizamos atitudes como essa até como exemplo para fazer prosperar o ambiente e a cultura da inovação, principalmente em um setorque fomenta tanto a economia local.”

SAIBA MAIS

Para se inscrever e ter acesso ao regulamento completo do Unimed Exponencial – Desafio de Inovação, basta acessar este link:

conteudo anunciante4

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.