Para ressignificar a saúde
PUBLIEDITORIAL
Unimed Juiz de Fora seguirá investindo em seu ecossistema em saúde, que visa à promoção da saúde e estimula o autocuidado apoiado

Mais do que cortar os laços de inauguração de seu aguardado hospital, a Unimed Juiz de Fora espera continuar, em 2019, crescendo e trabalhando para que a cooperativa oferte aos seus beneficiários e futuros clientes um plano de saúde completo, moldado na prevenção e promoção do bem-estar e não, exclusivamente, no tratamento de doenças. É tempo de ressignificar os conceitos, e a saúde não pode, e nem deve, ficar para trás. Para isso, a cooperativa segue investindo para que mais pessoas compreendam a importância do autocuidado apoiado.
Para o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges, a função principal do plano é manter a saúde. “Estamos focados na mudança do atual modelo de atenção, sustentado na doença. Nosso objetivo é ressignificar o conceito de “plano de saúde”. A Unimed não é apenas uma operadora, mas uma cooperativa de trabalho com 1.500 médicos cooperados e implantou vários dispositivos, todos próprios, e estruturados para garantir ao cliente assistência segura e atenção integral. Cada um desses serviços atua com um foco nas necessidades do cliente. Esse conjunto, o que chamamos de nosso ecossistema, nos diferencia totalmente de qualquer outra operadora. Em 2019, vamos continuar nessa trilha. Temos a certeza de que é disso que as pessoas precisam: um novo modelo com atenção integral à saúde”, afirma.
O “Ecossistema de Saúde Unimed” atende o beneficiário em todas as etapas da sua vida. Nos serviços atuam, em sinergia, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e muitos outros. “É um conceito novo, de participar diretamente da rotina do cliente para que ele mantenha a sua saúde”, pontua Hugo.
Para construir este ecossistema, há três anos foi iniciada uma mudança na gestão da Unimed Juiz de Fora. Foi preciso realizar um trabalho abrangente, complexo, integrando todos os colaboradores, médicos cooperados e prestadores de serviço. Conforme Borges, a gestão passou a ser sustentada na unificação dos valores da cooperativa e dos propósitos das pessoas, priorizando mais o trabalho em rede, a integração, a colaboração e a liberdade de criar e fazer, deixando de lado o sistema hierárquico tradicional, de comando. “Isto tornou a comunicação interna mais fluida e mais efetiva. Todo mundo começou a entender o por que queríamos transformar a Unimed. As pessoas foram envolvidas e passaram colaborar mais e mais à vontade para participar. Hoje os nossos colaboradores _ todos! – entendem que eles trabalham para contribuir com a saúde das pessoas”, destacou.
A Unimed Juiz de Fora também buscou realizar um trabalho com os médicos e os prestadores de serviço, como clínicas, laboratórios e hospitais, para difundir o conceito. “O trabalho com os cooperados vem sendo paralelo e já começa a dar sinais de que eles estão entendendo o novo modelo de atenção da Unimed, o nosso jeito especial de cuidar, que prioriza a medicina preventiva, sem deixar de lado a medicina curativa. Esse nosso modelo valoriza ainda mais a importância do médico especialista. Os serviços credenciados, ao realizarem o atendimento dos nossos clientes dentro deste modelo de qualidade e acolhimento, também serão mais valorizados pela Unimed”, explica Borges.
De olho no mercado
Assim como muitos brasileiros, a Unimed Juiz de Fora tem a esperança de que o Brasil retome o seu crescimento e desenvolvimento econômico. Isto reflete na saúde suplementar. “Se o país crescer e houver investimento em emprego e renda, aumenta o poder aquisitivo dos cidadãos e o nosso setor cresce. Ele depende da saúde financeira das empresas e das pessoas físicas. Quando há estabilidade, a saúde suplementar se consolida e desonera o setor público”, comenta Hugo.

Saúde nas palmas das mãos
Para acentuar sua participação no dia a dia da saúde do cliente, a Unimed Juiz de Fora também investe em tecnologias. A mais recente é o novo aplicativo gratuito e exclusivo para beneficiários. Disponível para os sistemas Android e iOS, o app facilita o acesso aos serviços da Unimed e incentiva práticas de autocuidado, através do canal “Mude 1Hábito”, desenvolvido para ajudar na construção de melhores hábitos para a saúde. “Este aplicativo permitirá maior interação com as pessoas. A Unimed quer ser protagonista da sua saúde delas”, destaca Hugo Borges.
O aplicativo permite o acesso, 24 horas, a serviços como marcação de consultas, segunda via de boletos, acompanhamento de autorizações de exames e procedimentos solicitados e a um canal de notícias. Segundo Borges, outra expectativa para 2019 é ampliar a complexidade dos serviços ofertados pelo app, para que ele se transforme em uma operadora virtual. “Estamos trabalhando para que ele ofereça outras funcionalidades, de complexidade maior, de modo que a pessoa precise, cada vez menos, sair de casa e vir, pessoalmente, à sede da Unimed para resolver questões operacionais. É a Unimed nas palmas das mãos. E vale ressaltar que somos a primeira operadora da região a possuir um aplicativo para o cliente”, destaca.