CDL defende diminuição da carga tributária

Marcos Casarin acredita na força do associativismo para reivindicar mudanças que favoreçam setor produtivo


Por Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)

20/01/2019 às 07h00

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“É preciso que o Governo diminua a carga tributária e a burocracia em todos os setores da cadeia produtiva”,defende o presidente da CDL, Marcos Casarin (Foto: Leonardo Costa)

De acordo com Casarin, o empresário precisa entender que sozinho dificilmente ele consegue alguma coisa, até mesmo a limpeza de uma rua ou melhora na iluminação pública. Um exemplo é o trabalho que a CDL vem fazendo junto aos órgãos públicos para manter a conservação do Centro da cidade, que abriga um dos maiores shoppings a céu aberto do país. “O comércio de rua de Juiz de Fora continua muito forte, as galerias são uma atração à parte para quem visita Juiz de Fora, as pessoas ficam encantadas. Mas se não cuidar, com limpeza, iluminação e segurança, a tendência é deteriorar, como acontece em várias cidades. É preciso manter o Centro aplausível. Não pode deixar piorar, para depois tentar consertar. E o lojista sozinho não consegue reivindicar a revitalização do trecho onde está a sua loja, mas uma entidade facilita a negociação. O associativismo é bom para todos. Quanto mais representatividade, melhor a chance de vitória nas reivindicações junto aos governos municipal, estadual ou federal”, afirma Casarin.

Além de unir forças para reivindicar melhorias, a CDL disponibiliza a seus associados o maior banco de dados para indústria, comércio e serviços do país, o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, com informações de todo o setor produtivo da União, além do cadastro com os CPFs de todos os cidadãos que não quitaram suas dívidas.
Fundada há 54 anos, a CDL possui associados de diversos setores que estão sempre sendo convocados para cursos ou palestras sobre temas que vão ajudá-los em seus negócios. “O empresário precisa se adequar aos novos tempos. Se (o empreendimento) deu certo durante 30 anos, não significa que vai continuar dando. Ele precisa se atualizar com frequência. Por isso, a CDL investe muito em palestras, treinamentos e orientações para lojistas e empresários em geral.”

Devolver o poder de compra ao consumidor

Uma das apostas da CDL para incrementar as vendas é a campanha “Faça as pazes com seu crédito”, que em 2018 foi realizada em abril e dezembro. Para 2019, ela será editada novamente para devolver o poder de compra às pessoas que estão com o nome no SPC. Segundo dados da CDL, até o mês passado, 115 mil CPFs estavam negativados no SPC em Juiz de Fora, sendo 62 milhões em todo o Brasil, ou seja, 40% da população economicamente ativa do país com restrição ao crédito. Com a campanha, a Câmara dos Dirigentes Lojistas chama o consumidor para negociar sua dívida, oferecendo descontos de até 90%.
“O comércio é reflexo do que vive o país. Se não houver investimento na base, toda a cadeia fica prejudicada, como a indústria e o setor de serviços. Por isso, é preciso devolver o poder de compra ao brasileiro, que está vivendo com o mínimo, e fazer a economia do país girar”, afirma Casarin, que complementa: “Precisamos incentivar o consumidor a acertar sua dívida para que o comércio receba e possa pagar a indústria. Além disso, com o nome limpo, o cidadão volta a comprar. É função da CDL aproximar o consumidor dos lojistas.”
Outra aposta da entidade para movimentar os negócios é o aplicativo CDL, que oferece uma série de vantagens aos clientes. Criada há três anos, a ferramenta possui mais de 120 estabelecimentos cadastrados, de bares, restaurantes, casa e decoração e lojas de roupas e sapatos, entre outras, que expõem seus produtos em oferta para os usuários do aplicativo.

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