Ansal busca melhoria operacional com implantação de telemetria na frota

PUBLIEDITORIAL

Equipamento permite acompanhamento on-line do ônibus, seu percurso, velocidade e manobras realizadas pelo motorista


Por Ansal

17/02/2020 às 07h00

Sempre atenta aos avanços da tecnologia, a Ansal mais uma vez sai na frente e se torna a primeira empresa de transporte urbano de Juiz de Fora a implantar a telemetria em sua frota. Com o equipamento é possível monitorar toda a viagem do veículo, saber a hora em que ele esteve em cada local, em qual velocidade trafegou, se o motorista fez alguma frenagem brusca, dentre outras informações. “A segurança de nossos passageiros e colaboradores é uma prioridade para o Grupo CSC, que vem buscando implantar essa tecnologia em todas as suas unidades. E Juiz de Fora, é claro, não poderia ficar de fora”, declara o gerente geral da Ansal, Rodrigo Reis, ressaltando o sucesso alcançado em Pouso Alegre após a telemetria ser implantada na empresa do grupo naquele município. “O resultado foi bastante positivo. Conseguimos proporcionar mais segurança aos nossos passageiros.”

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Profissionais da Ansal passam por treinamento para entender os recursos da telemetria (Foto: Divulgação)

A segurança exaltada por Rodrigo está no fato de a empresa acompanhar on-line toda a trajetória do ônibus e a condução do motorista, podendo alertá-lo no caso de uma falha na direção do veículo. “Um sistema computadorizado avisa imediatamente quando há algo incorreto. O equipamento nos alerta, por exemplo, se o motorista está dirigindo com o pé na embreagem, alerta para a necessidade de uma direção econômica ou adverte no caso de uma manobra não recomendada”, esclarece a gerente do Centro de Controle Operacional (CCO), Isabela Duarte. É no setor dela que estão os controladores que acompanham o rastreamento feito pela telemetria. “O aparelho registra tudo que ocorre do momento em que o motorista vira a chave até quando ele desliga o carro.”

Conforme Isabela, além do acompanhamento em tempo real feito pelos controladores do CCO, ao final da viagem, é emitido um relatório com todas as manobras feitas pelo motorista. “Sendo assim, é possível saber se ele excedeu na velocidade, se fez alguma freada brusca ou uma manobra arriscada. Se por acaso o motorista deixar o carro parado na rua com o motor ligado por um tempo acima do normal, nosso centro de controle recebe a informação na hora e assim é possível acioná-lo para saber o motivo.”

A gerente do CCO aponta outra vantagem da telemetria: a possibilidade de personalizar o equipamento de acordo com as necessidades da empresa. “É possível determinar, por exemplo, a velocidade adequada para cada via do trajeto, e o aparelho alerta, emitindo um som, quando essa velocidade não for cumprida. Também é possível programar um bip de alerta para avisar quando o ônibus estiver parado com o motor ligado, quando o motorista estiver acelerando com uma marcha lenta, dentre outras atitudes que causam desgaste do veículo, desperdício de combustível e insegurança para o passageiro. Para cada caso, um sinal sonoro diferente é emitido. Ao ouvi-lo, os motoristas saberão qual desvio estão cometendo.”

Treinamento da equipe

Para entender todas as possibilidades dessa tecnologia e como usá-la a seu favor, os motoristas da Ansal estão passando por um intenso treinamento. São explicadas as regras, o que cada sinal sonoro informa e como o profissional deve proceder. O gerente geral Rodrigo Reis ressalta que o GPS, instalado há mais tempo nos ônibus, já registra a velocidade dos carros. A telemetria, no entanto, consegue aferir de maneira mais precisa não só o ritmo do veículo, mas toda conduta que provoque dano a ele ou risco ao passageiro

“Nossa proposta é analisar detalhadamente a direção de cada um de nossos motoristas, traçar um perfil individual e corrigir as falhas apontadas. Ao final de cada trimestre, vamos premiar os profissionais que obtiverem a melhor pontuação. É uma forma de incentivar nossos colaboradores a buscar sempre a qualidade no serviço prestado”, pontua o gerente.

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