Zona Norte recebe investimentos de R$ 90 milhões
PUBLIEDITORIAL
Com investimento estimado de R$ 90 milhões, região receberá o maior shopping aberto da região. Antigas instalações do Moinho Vera Cruz darão lugar a arrojado empreendimento comercial que respeita a arquitetura e integra a cultura e a população local ao projeto
Com uma população estimada em 200 mil pessoas, distribuída por 65 bairros, que supera de longe muitos municípios brasileiros, a Zona Norte de Juiz de Fora há muito espera por investimentos que apontem soluções para os problemas, identificados pelos próprios moradores, relacionados à inexistência de uma infraestrutura adequada de negócios, comércio e lazer.
Reconhecida por sua vocação industrial ao sediar empresas de diferentes segmentos e portes, a região carece de investimentos que a conectem com a modernidade, mas que,ao mesmo tempo,dialoguem e preservem suas características e seus aspectos culturais e urbanos. “Na Zona Norte, temos uma população econômica e financeiramente equilibrada. A maioria dos moradores é proprietária de suas residências e com o menor índice de endividamento e inadimplência da cidade”, aponta o empreendedor Marcelo Mendonça. O Projeto Moinho, que está sendo lançando, será o maior complexo multiuso da região, com prédio residencial, centro educacional, hotel, centro de saúde, academia, espaço coworking, restaurante e 30 lojas.
Com investimento estimado em R$ 90 milhões, o empreendimento vai ocupar as antigas instalações do Moinho Vera Cruz, já desativado, cuja fundação é de 1958. Ao colocar em prática o conceito de retrofit, isto é, a renovação e atualização das instalações e da infraestrutura existentes para novos usos, o complexo reforça o propósito de manter os laços identitários com a comunidade. “A oportunidade do Moinho caiu como uma luva, pois além de ser um ícone, quase um monumento, com alto valor afetivo e histórico para a Zona Norte, ele é uma referência, uma edificação sólida e imponente que faz parte da rotina dos moradores. É o marco de entrada na região”, avalia.
O projeto prevê a renovação da fachada e dos ambientes internos, com acréscimo de novas instalações, mas preservando elementos arquitetônicos que personalizam o antigo moinho como ambiente de produção e cenário importante para a industrialização do município.
Campanha está nas redes sociais
Respeitando o elevado senso de pertencimento da população em relação ao Moinho, os empreendedores decidiram delegar aos próprios moradores a tarefa de definir o nome do complexo. As opções são: Moinho Center, Moinho Center JK, Pátio Moinho e Pátio Moinho JK. A votaçãoestá aberta pelo site www.projetomoinho.com.br e nas redes sociais do projeto. “Nosso objetivo é estabelecer um canal de participação direta e efetivados moradores da Zona Norte durante todas as fases do empreendimento”, explica Marcelo Mendonça. Mas a participação vai além da escolha do nome. Para reforçar os laços identitários, os empreendedores estão promovendo a campanha “Eu❤ ZN” que busca identificar moradores para atuarem como garotos-propaganda da marca.

Pelo site, os interessados também podem indicar suas preferências por redes de alimentação, lojas de conveniência, além de prestadores de serviços, nas mais diversas áreas, como saúde, educação e beleza,que devem estar presentes no empreendimento. “Queremos que a população destaque o que realmente importa para ela e o que fará a diferença na rotina, evitando os transtornos com os deslocamentos para outras regiões da cidade”, diz Marcelo Mendonça.
Neste Natal, a campanha “Eu❤ZN” já identificou uma oportunidade de ação conjunta com moradores. Em parceria com a Mamãe Noel Margarida Maria Gomes, que há 33 anos distribui brinquedos para as crianças no bairro Milho Branco, o Projeto Moinho vai triplicar o volume das doações arrecadadas por Dona Margarida. A entrega dos presentes está marcada para o dia 23, nas instalações do Moinho.
O Complexo
Com área total de 28 mil m2, o complexo multiuso abrigará um hotel e prédio residencial de 211 apartamentos com dois dormitórios. O centro educacional vai ocupar área de 5 mil m2, assim como o centro de saúde. A academia de ginástica foi projetada em 1,2 mil m2. Outros mil m2 serão ocupados pelo coworking,além de 400 m2 destinados a restaurante. As 30 lojas, incluindo um drive thru, e estacionamento completam o complexo.
Comercialização já foi iniciada
Localizado na Avenida JK, um dos eixos viários mais importantes da cidade, pelo qual circulam 30 mil carros por dia, o Projeto Moinho, já no início dafase de comercialização, despertou interesse de grandes marcas, como Drogaria Araújo, SmartFit, Unimed, Burguer King, Lojas Americanas e Hotéis Bristol, entre outras.
“Sem dúvida, será um marco na história da Zona Norte. Além disso, o turismo de negócios tem crescido em Juiz de Fora impulsionado pelas empresas instaladas na região. Mas o local ainda não oferece uma boa infraestrutura hoteleira, de serviços e conveniências para atender à demanda crescente. O Projeto Moinho cumpre todos os requisitos”, conclui o empreendedor Marcelo Machado.
Saiba mais sobre o Projeto Moinho
Facebook: facebook.com/projetomoinho
Instagram: http://www.instagram.com/projetomoinho
Informações
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900 – Francisco Bernardino
(32) 4141-9748