Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Novos perfis de profissionais surgem na pandemia

PUBLIEDITORIAL

Especialistas mostram as alterações no ambiente organizacional e apontam caminhos a partir da formação universitária


Por Unicsum

14/06/2021 às 07h00

profissionaisAs empresas tiveram que se adaptar ao “novo normal” introduzido com a pandemia. Foram muitas alterações e novos hábitos que transformaram o dia a dia das organizações e até a atuação dos profissionais. Mas, afinal, como as empresas lidaram com as mudanças? Como será o profissional do futuro? Patrícia Mara, coordenadora e professora do curso de Administração no Centro Universitário Sudeste Mineiro (UNICSUM) e Isabella Luquini, coordenadora e professora do curso de Recursos Humanos, também no UNICSUM, ajudam a pensar os novos caminhos para o ambiente organizacional e para a área de recursos humanos e o surgimento de um novo perfil de profissionais nessas áreas.

Patrícia Mara pontua que, além das mudanças, “as organizações estão experimentando um intenso momento de aprendizado”. Principalmente por causa do home office e da distância, novos métodos foram implementados para manter um contato direto e, sobretudo, o ritmo de trabalho. Além disso, as empresas tiveram que buscar novas maneiras de oferecer produtos e serviços. “Com esse novo cenário mercadológico, as empresas tiveram que readequar os seus processos e buscar superar uma série de desafios no que tange a comunicação entre equipes, interação social, relação com os clientes, concentração e produtividade, gerenciamento de desempenho, além de manter todos os colaboradores engajados, mesmo distantes fisicamente”, observa.

profissionais“Surge um novo perfil de administrador, já que as empresas precisam ter uma maior preocupação e cuidado com a segurança e saúde emocional de seus funcionários, além de alterações na sua estrutura organizacional, envolvendo locais de trabalho, critérios de contratação, formas de motivação, flexibilização do trabalho e novos métodos de medição da produtividade das equipes”

Patrícia Mara
Coordenadora e professora do curso de Administração do UNICSUM

Novos administradores

Nesse sentido, Patrícia ressalta que surge um novo perfil de administrador, “já que as empresas precisam ter uma maior preocupação e cuidado com a segurança e saúde emocional de seus funcionários, além de alterações na sua estrutura organizacional, envolvendo locais de trabalho, critérios de contratação, formas de motivação, flexibilização do trabalho e novos métodos de medição da produtividade das equipes”.

Setor de recursos humanos é essencial

Com tantas mudanças e novas necessidades, o setor de recursos humanos foi essencial, já que define diretrizes que priorizam as pessoas e humanizam as relações internas, para que, assim, as organizações consigam atuar de modo processual, com as competências primordiais ao negócio. De acordo com Isabella Luquini, “todas essas transformações trouxeram novas formas de atuar com as equipes, na tentativa de manter os mesmos resultados e a qualidade de antes da pandemia. O mais importante é o cuidado com a saúde mental das equipes”.

profissionais“A saída é trabalhar em conjunto, escutar a percepção de cada profissional envolvido, analisar cenários possíveis. É imprescindível criar uma cultura forte e de confiança, que é fortalecida com a comunicação inclusiva”

Isabella Luquini
Coordenadora e professora do curso de Recursos Humanos do UNICSUM

Para lidar com esse “novo normal”, Isabella ressalta que muitos estudos tiveram que ser feitos até encontrar um caminho agradável a todos, que promova a melhor relação entre a equipe, mesmo em home office. “A saída é trabalhar em conjunto, escutar a percepção de cada profissional envolvido, analisar cenários possíveis para validar ações mais compatíveis com o contexto. É imprescindível criar uma cultura forte e de confiança, e esta confiança apenas se fortalece com a comunicação para todos, inclusiva. O caminho é sempre ação embasada em teorias, práticas conjuntas e análise de informações.”

Futuros profissionais

Essas teorias e as novas práticas já estão sendo incluídas na grade das universidades, para a consolidação de um futuro profissional competente e dentro das exigências que vêm surgindo. Isabella lembra que o UNICSUM tem o Núcleo Docente Estruturante e o colegiado de curso justamente para promover análises e ajustes necessários nas grades curriculares a cada semestre, conforme as necessidades do mercado de trabalho. Os professores são especialistas e mestres. “E a pesquisa faz parte de nossa busca pela qualidade de ensino.” Durante esse período, uma série de estudos na área de Recursos Humanos foi desenvolvida na instituição, de maneira a contribuir tanto para os alunos quanto para a comunidade.

O mesmo aconteceu com o curso de Administração, em que “o aluno exerce, no seu cotidiano, atividades diversas que são o apoio essencial para o futuro profissional”. De acordo com Patrícia, “este aluno precisará se adequar ao novo mundo do trabalho, sendo colaborativo nos projetos organizacionais, mantendo-se produtivo mesmo sem a supervisão direta do chefe ou perto dele, sendo capaz de manter uma boa comunicação de forma virtual, tendo uma atitude proativa na busca por resultados, além de equilibrar o trabalho em casa com a vida pessoal”.

Estude no Unicsum

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem duração de dois anos e capacita o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.

O curso de graduação em Administração do UNICSUM forma profissionais dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão organizacional. A partir da relação entre as teorias e a prática, com o material mais recente relativo ao mundo corporativo, busca instrumentalizar os alunos para o sucesso das organizações, oferecendo ao egresso o conhecimento dos principais conceitos, métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão estratégica, financeira, de pessoas, de produção e de mercado e clientes.

Leia também: Unicsum se prepara para implantar centro de pesquisa

profissionaisUnidade São Mateus
Av. Presidente
Itamar Franco, 3170
Tel.: (32) 2104-9090

  • Unidade Rio Branco
    Av. Barão do Rio Branco, 2.872, Centro
    Tel.: (32) 4009-7000

Instagram
@unicsum

Facebook
/unicsum

Site
unicsum.edu.br



Desenvolvido por Grupo Emedia