Vai iniciar um curso superior? Veja como escolher uma instituição de qualidade

PUBLIEDITORIAL


Por Unicesumar

13/08/2018 às 07h00- Atualizada 13/08/2018 às 13h17

UNICESUMARDecidir por uma instituição de ensino superior de qualidade para fazer a graduação é fator determinante para uma boa experiência acadêmica e desenvolvimento da carreira. Assim, o estudante deve ficar atento a alguns quesitos fundamentais para não errar na escolha. Confira algumas dicas para quem procura uma educação superior de qualidade.

A primeira dica, e talvez a mais importante, é saber se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). No site emec.mec.gov.br, além de consultar a situação da universidade, o estudante também pode verificar as notas dos cursos e avaliações realizadas pelo MEC anualmente. O Centro Universitário Unicesumar, por exemplo, obteve pelo sétimo ano consecutivo nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Esse é um dos principais indicadores de qualidade das instituições de ensino, consideradas de excelência as que obtêm IGC 4 ou 5. Na última avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (2017), apenas 1,5% das instituições obtiveram índice 5 e 17,4% alcançaram nota 4.

Unicesumar Vai iniciar um curso superior

Outra questão a se analisar é a qualificação dos professores. O estudante deve procurar saber se os docentes possuem mestrado ou doutorado e suas experiências acadêmicas. Nesse quesito, a Unicesumar também se destaca com 80% dos seus professores mestres e doutores.

Avaliar a grade curricular dos cursos e o material didático oferecido também faz toda a diferença. E, se ainda restar dúvidas, uma boa dica é visitar o campus ou o polo da instituição. Assim o aluno consegue analisar pessoalmente a qualidade dos serviços oferecidos.

“Estudar em uma instituição de qualidade traz muitos benefícios para a formação do aluno, que consequentemente será um profissional diferenciado no mercado”, explica a diretora de Graduação e Pós-Graduação da EAD Unicesumar, Kátia Coelho.

Alunos aprendem técnicas para desenvolver plano de carreira

Alunos aprendem técnicas para desenvolver plano de carreiraTrinta e nove mil alunos da educação a distância da Unicesumar, em todo o Brasil, estão aprendendo a organizar suas vidas e a planejar suas carreiras profissionais como disciplina obrigatória do primeiro ano dos 43 cursos de graduação da instituição. Batizada de Go – Projeto de Vida, a nova disciplina nasceu de um projeto criado pelo Departamento Pedagógico.

“Desenhamos o projeto alinhado aos princípios de coaching, pois entendemos que o aluno precisa não só se organizar para estudar, mas também organizar a vida dele para poder ter o estudo incluído nessa organização e, consequentemente, ter sucesso na graduação e na vida profissional. Já no primeiro ano, percebemos que os alunos que participaram do projeto permaneceram conosco mais tempo, avançaram nos estudos e alcançaram melhores resultados”, explica Kátia Solange Coelho, diretora de Graduação e Pós-Graduação da Unicesumar.

O conteúdo da disciplina está dividido em cinco unidades. A primeira trabalha a construção do projeto de vida, ajudando o aluno a identificar seu estágio atual e desenhar o estágio desejado, para poder traçar um plano de ação a partir de dez pilares: espiritualidade, família, relação conjugal, saúde e bem-estar, social e lazer, financeiro, profissional, desenvolvimento pessoal, realização e propósito e equilíbrio emocional.

Unicesumar – Polo Juiz de Fora
Rua Morais e Castro, 300 – 5° andar – Shopping Alameda
Telefones: (32) 3232-4457 / 99921-4811

conteudo anunciante4

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript