Unimed se reinventa com programa que destaca seu jeito de cuidar

PUBLIEDITORIAL

Com atuação em 90% do território nacional, Sistema Unimed coloca em prática desafiadora e estratégica metodologia de integração que o aproximará cada vez mais das necessidades dos clientes, em um trabalho de cooperação que envolve médicos cooperados, colaboradores e rede prestadora. Unimed Juiz de Fora já aderiu ao programa que pretende alcançar 70% das 346 cooperativas até 2021


Por Unimed Juiz de Fora

09/12/2018 às 07h00

an ncio 1 p g jeito de cuidar 210 x 280 mm 01O que faz uma organização ser grande? Os números e as cifras dos seus ativos tangíveis e intangíveis ou a capacidade que possui de se reinventar? Maior sistema cooperativista de saúde do mundo, com indicadores que impressionam – como o atendimento a 18 milhões de usuários ou ainda a geração de 96 mil empregos diretos -, a Unimed está mudando para se aproximar cada vez mais do propósito que norteou sua criação há 50 anos: cuidar das pessoas em sintonia profunda com o modelo de atenção que privilegia a saúde e não a doença.

Para isso, iniciou, em 2016,o desafiador projeto “Jeito de Cuidar Unimed” com a elaboração de um diagnóstico que apontou caminhos para a evolução no atendimento ao cliente, a partir de uma relação de proximidade que inclui médicos, colaboradores e prestadores de serviço. Muito mais que uma metodologia de trabalho que pretende alcançar, até 2021, 70% das 346 cooperativas espalhadas em 90% do território nacional, o Jeito de Cuidar é uma filosofia que busca distinguir ainda mais a Unimed da concorrência em uma ação de integração que passa, necessariamente por questões operacionais, amparadas na eficiência tecnológica, mas principalmente pela humanização do atendimento.

Gerente de Desenvolvimento Humano, Eventos e Sustentabilidade da Unimed do Brasil, Maike Mohr explica que o diagnóstico nacional deu origem a uma matriz de eficiência que, ao ser empregada em cada cooperativa do Sistema, identifica seu nível de desenvolvimento em dimensões, como pessoas, liderança, infraestrutura e estratégia. “A partir desta autoavaliação é possível traçar planos de ação individualizados que a farão evoluir”, observa Maike, satisfeita com a adesão de 39 Unimeds ao Jeito de Cuidar, em 2018, entre as quais a cooperativa de Juiz de Fora. Somando as 13 do projeto piloto iniciado em 2017, agora já são 52 singulares envolvidas.  “O ingresso da Unimed Juiz de Fora é muito importante, porque ela inspira várias outras. Sua área de desenvolvimento humano é muito desenvolvida”, comemora a gerente que conta com a consultoria da Thymus desde a elaboração da metodologia do Jeito de Cuidar Unimed até a implantação em várias unidades do país.

A cocriação é outra característica desta nova filosofia que contribui para a troca efetiva entre as cooperativas que aderem ao programa da Unimed do Brasil. Muitas soluções surgem da troca de experiências e vivências e do fazer coletivo em um ambiente propício para essa interação, observa Maike. “Com os processos bem definidos, sistematizados e monitorados, para dar cada vez mais transparência e agilidade na relação com clientes, médicos, colaboradores e prestadores, a gente começa a trabalhar com o encantamento, para que todos esses públicos fiquem mais que satisfeitos com o Jeito de Cuidar Unimed”, diz a gerente. A meta, inclusive, é ultrapassar o índice de 80% de satisfação.

Ecossistema da saúde reforça investimento na qualidade

Para assegurar a qualidade e o diferencial do seu jeito de cuidar, cooperativas Unimed têm investido na verticalização com a oferta de serviços próprios, a exemplo do que a Unimed Juiz de Fora está fazendo com a construção de seu hospital e a implantação de núcleos de atendimento que interagem entre si. Não é por menos que o Sistema Unimed possui a maior rede de hospitais privados do país. “Não somos apenas uma operadora de planos de saúde. Somos um ecossistema. Cuidamos e interagimos com as pessoas ainda saudáveis, para estimular o autocuidado apoiado, buscando ressignificar o conceito de saúde”, explica o presidente Hugo Borges.

Diretora de Provimento de Saúde, Nathércia Abrão ressalta o trabalho que vem sendo feito desde 2005, visando a mudança do modelo de atenção à saúde centrado nas necessidades do paciente, por meio da ação coordenada de uma equipe multidisciplinar focada na atenção integral. E para garantir que esse novo conceito ganhe escala crescente, a cooperativa de Juiz de Fora optou pela adoção de um modelo de gestão mais fluido, para favorecer o intraempreendedorismo, condição básica para a inovação permanente, observa o diretor Administrativo e Financeiro, Darlam Kneipp. “A consolidação do Jeito de Cuidar Unimed trará inúmeros benefícios a clientes, médicos, colaboradores, rede prestadora e para a comunidade de modo geral, porque sua meta é a humanização. É um programa que coloca as pessoas em primeiríssimo plano”, sintetiza o diretor de Relacionamento e Mercado, Glauco Correa de Araújo.

 

arte unimed

conteudo anunciante4

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.