Tópicos em alta: cartas a jf / onça-pintada / dengue / polícia

A importância das mães cuidarem da própria saúde

PUBLIEDITORIAL

Mortalidade materna é um dos problemas causados por falta de cuidado das mães com si mesmas

Por Albert Sabin

06/05/2019 às 07h05

A saúde das mães é importante para os filhos e toda a família, afinal, uma pessoa doente não tem condições de cuidar de outra.Porém, a relevância da saúde da mãe vai além da responsabilidade que ela tem com os filhos. As mulheres devem manter os cuidados com a saúde, pois o fato de terem se tornado mães não elimina suas individualidades e a necessidade de colocarem a própria saúde como prioridade, como qualquer outro adulto faz. É importante que a mãe possa contar com a parceria do pai para dividir as tarefas e ter tempo de cuidar de si mesma.

O mês de maio é ideal para lembrar a importância e o direito das mulheres cuidarem de si mesmas porque, além da comemoração de Dia das Mães neste domingo, ainda neste mês (dia 28), acontece o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, que é a morte durante a gravidez, parto ou em até 42 dias após o nascimento com motivo relacionado ou agravado pela gestação. Segundo informações do Ministério da Saúde, foram registrados 1.463 casos de morte materna no Brasil em 2016, o último ano de dados consolidados. Um procedimento que pode diminuir esses números é o pré-natal, que deve ser realizado o mais precocemente possível para que o profissional de saúde identifique a necessidade de assistência mais especializada e se a gravidez é de risco ou não.A pediatra Dra. Marcia Mizrahy lembra que é no pré-natal que são investigadas doenças que podem ser prejudiciais à mãe e ao bebê, são orientadas vacinas que são importantes, além do acompanhamento do peso, da glicemia, da pressão.

O puerpério é uma fase em que o cuidado com a saúde também deve ser redobrado. Trata-se do período em que os órgãos e o estado geral da mulher voltam a ser como eram antes da gestação. A Dra. Marcia Mizrahy informa que “no período do puerpério, a mãe deve evitar atividades físicas excessivas, manter alimentação saudável, boa hidratação e fazer o controle sempre com o seu obstetra para ver como está a sua pressão e glicemia. Também é importante que ela conte com o apoio familiar,porque é um período que a mulher fica mais sensível”.

A amamentação exige cuidados especiais. É preciso evitar objetos agressivos, como buchas e toalhas que possam causar feridas nas mamas. A Dra.Marcia Mizrahy aconselha que se “ordenhe um pouco de leite materno para colocar na aréola, pois tal atitude ajuda a evitar rachaduras”. Além disso, é importante que a mãe conte com orientação de um pediatra ou consultoras de amamentação para que o bebê mantenha uma boa posição, uma boa pega, se alimente bem e não cause feridas e rachaduras nas mamas.

Também é importante que a mulher não deixe de fazer os exames e acompanhamentos médicos adequados para sua idade por conta de compromissos com a maternidade, como os exames preventivos de câncer de mama, principalmente na idade de maior incidência (a partir dos 35 anos) e exames ginecológicos. Os cuidados com a saúde do coração, com as taxas de glicose e outros riscos também devem ter continuidade.

Por último, e não menos importante, um fator que pode auxiliar na saúde da mulher é a presença paterna na criação do filho. A mulher não deve ficar sobrecarregada com todas as obrigações de cuidados com a criança, pois essa sobrecarga pode gerar estresses que levam a problemas físicos e psicológicos.

Ao longo da criação, é importante que a mulher não fique sobrecarregada com o cuidado dedicado aos filhos. Quando há um pai presente, dificilmente a mãe terá um acúmulo de tarefas relacionadas à criança, fator que evita estresse e todos os prejuízos que o esgotamento físico e mental podem trazer.

Com esses cuidados, a mulher poderá desfrutar da maternidade de forma sadia e proveitosa. E se você precisar, pode contar com o Albert Sabin. Feliz Dia das Mães!

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia