Tópicos em alta: polícia / CPI dos ônibus / bolsonaro

Banda ETC se classifica para final e disputa vaga em Festival de Portugal

Na reta final, a banda agradece o apoio do público e se prepara para apresentação em São Paulo

Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Juliana Netto

12/04/2019 às 19h49

A banda juiz-forana ETC está um passo mais perto de conquistar a chance de se apresentar em Portugal. O grupo ficou entre os oito finalistas do concurso EDP Live Bands Brasil, obtendo cerca de 5.500 votos durante a votação, encerrada na terça-feira (9). A banda mineira agora se prepara para subir ao palco em São Paulo no dia 27 de abril, durante a última fase do concurso que leva o vencedor para tocar no festival NOS Alive’19, em julho, na Europa. O campeão também terá a oportunidade de gravar um CD com a Sony Music, uma das maiores gravadoras no cenário mundial.

LEIA MAIS: Banda ETC busca votos para se apresentar em Portugal

Para Dudu (voz e violão), Balut (bateria) e Vinicius (baixo) a conquista foi o resultado do esforço da banda e o carinho dos juiz-foranos. Durante os dias de votação, os integrantes ficaram de olho no ranking e foram às ruas com cartazes para pedir a votação do público. “Faltando poucos minutos para encerrar a votação na terça, já tínhamos noção de que estávamos em primeiro lugar e que consequentemente estaríamos na final. Só comunicaram isso hoje (sexta-feira), mas já estávamos na expectativa, porque fizemos tantos esforços, conseguimos mobilizar e fazer essa corrente”, comentou Dudu, que agradeceu o apoio e a mobilização dos fãs e da população de Juiz de Fora.

“O que vamos pedir agora não é voto, mas a energia positiva e essa força para ganharmos confiança”, diz o vocalista Dudu em nome da banda, grato pelo apoio do público (Foto: Hercules Rakauskas)

Dentre os grupos finalistas do EDP Live Bands Brasil, três foram selecionados pelo público e cinco pelo júri. Ao lado da ETC, foram classificadas A Balsa e O Grilo (São Paulo), Bianca Nápoles (Distrito Federal), Cidade Fantasma e Expira em Segundos (Minas Gerais), DKUKAS (Acre) e Duda Brack (Rio de Janeiro). As oito bandas superaram outras 1.700, número 18% maior do que o total de inscritas na edição anterior do concurso. Os grupos foram avaliados com base em critérios como a originalidade e a qualidade técnica e musical de cada projeto.

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo o vocalista da ETC, nesta final, quem avalia são os jurados, composto por membros especializados da EDP, Sony Music e parceiras do evento. A partir de agora, a banda lida com os planejamentos do show e da viagem. “A gente já está conversando muito sobre o que temos que fazer, vimos as outras bandas selecionadas, conseguimos ter uma noção melhor do que cada uma vai apresentar, para conhecer e traçar nossa estratégia. As outras bandas são muito boas, observamos que algumas são bandas ou artistas que já estão iniciando nos grandes festivais. Pode-se dizer que são artistas que estão começando a ter visibilidade nacional, mas estamos confiantes”, conta.

O grupo juiz-forano ainda não escolheu as músicas que irá levar para o público paulista, mas “Jogo Embolado”, um dos maiores sucessos, estará na setlist. Para a segunda música, os artistas estão entre “Ana Rosa” e “Molhada de Mar”, duas queridas pelos fãs. “O festival tem uma pegada jovem; músicas animadas são aceitas com mais facilidade, despertam mais energia e curiosidade das pessoas, por isso estamos pensando no que levar”, explica Dudu.

Para os integrantes da ETC, mais do que um grande passo na carreira, o concurso é também um momento de muito aprendizado.

“Não é nem pensar em ganhar ou perder, acho que o nosso foco é honrar a oportunidade que todos deram pra gente, que conseguimos com fãs, amigos e admiradores da banda; fazer valer cada minuto. Falta pouco agora, mas, como essa final é por decisão do júri, o que vamos pedir não é voto, mas a energia positiva e essa força para ganharmos confiança, que ajuda muito na hora da apresentação final. Estamos muito felizes de representar nossa cidade.”

O concurso

O EDP Live Bands Brasil é uma parceria da EDP, companhia que atua no setor elétrico, com a promotora de eventos culturais Everything Is New, em colaboração com a Sony Music e apoio institucional da Revista Lounge. Além do Brasil, que já reuniu mais de 6.000 bandas inscritas em suas quatro edições, o concurso acontece também na Espanha e em Portugal.

Tópicos: música

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia