Kia entra na briga dos SUVs com o Stonic
Por Adriano Torre, Auto Press
O visual agressivo e o interior moderno formam uma combinação que faz do Kia Stonic um veículo que cativa olhares por onde passa. O novo SUV compacto da marca coreana não é só uma versão menor do já consagrado Sportage. Trata-se de um modelo com alto grau de tecnologia e estilo, que vem para incomodar com muita propriedade os concorrentes Peugeot 3008, Renault Captur e Ford EcoSport, na Europa.
Com estilo que remete à esportividade – frente baixa e linhas laterais cônicas -, o Stonic é um carro que “sabe se destacar”. Ele vem com a grade “nariz de tigre”, clássica nos carros da fabricante, luzes de neblina que integram uma moldura na vertical, faróis com canhão ótico e luzes de rodagem diurna em leds, e rodas esmaltadas em cinza com raios diamantados. Tudo isso é mérito do Centro de Estilo criado pela Kia em Frankfurt, na Alemanha, onde os carros da marca começaram a ganhar um visual que, num passado bem distante, era pouco atraente.
Apesar de suas dimensões compactas (ele tem apenas 4,15 m de comprimento), o novo Kia Stonic tem grande espaço interno. O desenho racional faz com que o crossover seja funcional e apresente boa habitabilidade. Mas não só de estilo foi pensado o modelo: o projeto, baseado na plataforma do hatch Rio, integra uma estrutura que prioriza a segurança e dirigibilidade equilibrada.
A estabilidade é controlada em diferentes situações através do controle eletrônico de estabilidade e do gerenciador de estabilidade, que atuam a qualquer momento no sistema de freios para melhorar a tração na trajetória do veículo. O carro conta também com uma espécie de escudo, feito com mais de 50% de aços especiais de alta resistência e rigidez.
Inspirado pela onda do “downsizing”, o Kia Stonic ganhou uma gama de motores de última geração que podem ser abastecidos com gasolina ou diesel. Para quem prefere abastecer com gasolina, as opções são o 1.0 turbo GDI, com injeção direta, que tem potência de 120 cv; o 1.4 litro de 100 cv; e o 1.2 litro, “enfraquecido”, com 84 cv, ideal para os pais que se preocupam com seus filhos condutores. Todos são acoplados a uma caixa manual de seis velocidades e têm tração dianteira. A transmissão automática está prevista para ser disponibilizada em breve.
Na Europa, o Kia Stonic tem preços que variam entre 16 mil e 22 mil euros, dependendo da opção de motor e equipamentos – algo entre R$ 58.600 e R$ 80.600. Não há planos de lançamento do modelo no Brasil.
Bem equipado
A bordo do Stonic, existe tecnologia de ponta e muita qualidade nos equipamentos. A integração entre a central e os smartphones é garantida pela presença das tecnologias Apple Carplay e Android Auto, tudo controlável através de uma tela em estilo “flutuante” de sete polegadas que também exibe dados de navegação por GPS. Há também funções que contemplam aquecimento dos bancos, controle de cruzeiro adaptativo e chave presencial.
Outros dispositivos de segurança são a frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres, o alerta de colisão dianteira, o detector de ponto cego e o sistema de aviso de desvio de trajetória. Com apoio do sistema integrado de câmeras, o Stonic também pode ser equipado com o assistente de luzes altas nos faróis e o monitor de atenção ao motorista, que aumentam ainda mais o nível de segurança ativa. Dinamicamente, o conjunto se revela equilibrado e o Stonic agrada bastante, tanto em perímetro urbano quanto nas estradas. O suficiente para dar trabalho à concorrência.