Fiat 500, dose de evolução
A Fiat pode usar todos os argumentos possíveis para promover o 500, mas nenhum deles é mais forte que o apelo visual do subcompacto. O estilo "retrô" e as medidas diminutas vendem mais que as próprias especificações técnicas do carro. Isso, porém, não significa que a marca deixe de lado as propriedades mecânicas do carrinho. No Cinquecento 2014, por exemplo, a principal novidade está sob o capô. O motor MultiAir 1.4 16V, que equipa as versões de topo Sport e Cabrio, passou a ser flex. O Fire 1.4 Evo 8V continua disponível apenas no modelo de entrada – o Cult. Outra mudança na linha 2014 é o fim das importações da versão "top" Lounge Air.
Apesar de ser produzido na fábrica de motores da Chrysler em Dundee, nos Estados Unidos, o propulsor MultiAir 1.4 16V passou pelas mãos de engenheiros brasileiros do Centro de Engenharia da Fiat, em Minas Gerais, para se tornar flex. No processo, os pistões foram trocados para elevar a taxa de compressão do motor dos antigos 10,8:1 para 11,7:1 e possibilitar a queima do etanol. O sistema que controla o ar que entra no propulsor também foi recalibrado. Com isso, o 500 ganhou mais potência e torque. Entrega, respectivamente, 107cv e 13,8kgfm quando abastecido com o combustível vegetal. Com gasolina, os valores são os mesmos: 105cv e 13,6kgfm. O conjunto mecânico é completado pela transmissão manual de cinco marchas – ou pelo câmbio automático de seis velocidades.
Na parte externa do carro, não há absolutamente nenhuma novidade. A frente, com o pequeno capô e os faróis arredondados, mantém o ar retrô. No perfil, um vinco pouco abaixo da linha de cintura e o formato dos vidros tentam dar ao pequenino carro um pouco de robustez. Já na curta traseira, que quase se encerra na mesma linha do eixo, o desenho das lanternas cria junto com as formas do carro um oportuno contraste entre o novo e o velho. Essa dualidade é ressaltada ainda mais na versão Sport, pelo desenho agressivo das rodas de liga leve de 16 polegadas.
A linha 2014 do 500 tem, agora, três versões. A Cult continua na base da gama e já oferece boa lista de equipamentos de série. Traz ar-condicionado, direção elétrica de dois estágios, controles de estabilidade e tração, airbags frontais, ABS com EBD, rádio/CD/MP3, computador de bordo, trio elétrico e rodas de liga leve de 15 polegadas. Em seguida surge o 500 Sport, configuração da unidade testada, que adiciona apoio de braço central, volante revestido em couro com comandos do rádio, faróis de neblina, airbags laterais e cruise control, presentes também no 500C, que diferencia-se apenas pelo teto conversível elétrico. Há ainda opcionais essenciais para todas as versões, como os sensores de estacionamento e outros que aumentam o charme do modelo, como o teto solar e o sistema multimídia Blue&Me.
De acordo com os planos da Fiat, o fato de o MultiAir passar a ser flex não deve influenciar nas vendas do 500. A marca não espera demanda maior que a atual média mensal, em torno das 700