Radar No embalo Limão europeu Pequena grande A conta Calouro balzaquiano Multiplicação do Golf Mais do mesmo Investimento verde


Por AUGUSTO PALADINO

17/01/2013 às 07h00

A Toyota entrou na segunda fase de produção do Etios, que acontece na fábrica de Sorocaba, interior de São Paulo. A intenção é alcançar, em 2013, 70 mil unidades do compacto. Para cumprir a meta, a fabricante japonesa contratou 620 novos funcionários, que terão o desafio de dobrar a fabricação diária, passando de 150 para 300 veículos. De setembro a dezembro de 2012 foram produzidos pouco mais de dez mil unidades do Etios, número 7% maior que a previsão inicial da companhia, que girava na casa das 9.500.

A Land Rover lançou uma edição especial para o Evoque, a Sicillian Yellow, e agendou chegada ao Brasil para o segundo semestre. O destaque da série está na pintura amarela/dourada da carroceria e nos detalhes em preto no teto. No interior, a combinação das duas cores continua, com amarelo nas costuras do bancos em detalhes na porta e console. Há ainda a possibilidade de inversão das cores externas, com a carroceria preta e o teto amarelo. No Reino Unido, o Land Rover Range Rover Sicillian Yellow custará 44 mil libras -ou R$ 143 mil. No Brasil, deve chegar pelo dobro disso.

Pelo quarto ano seguido, o Toyota Prius foi o automóvel mais vendido no Japão. Foram impressionantes 317.675 unidades emplacadas. O número de Prius vendidos no ano passado foi 25,8 % maior em relação a 2011. Um dos motivos desse resultado foi o incentivo do Governo federal, que criou um programa de desconto para carros ecologicamente corretos, que durou até o mês de setembro.

A norte-americana Hennessey pegou um Lotus Elise (foto), envenenou até onde pode e bateu o recorde mundial de aceleração. O Hennessey Venon GT cumpriu o zero a 300km/h em impressionantes 13,6 segundos. A marca superou o resultado obtido pelo Koenigsseg Agera R, que cumpriu a façanha em 14,4 segundos. O Venon GT tem sob o capô um robusto V8 biturbo de 7.0 litros, com 1.261cv de potência.

O Nissan March ainda é relativamente novo no Brasil. O compacto ainda nem completou dois anos. No entanto, o Micra, como o modelo é batizado em outros mercados, já tem história. Em 2013, o compacto completa 30 anos e a fabricante aproveitou para lançar uma edição de aniversário. O March 30th Anniversary vendido na Europa vem com motor 1.2 a gasolina, com 79cv. Conta também com rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo e spoiler traseiro. O modelo será lançado no início de fevereiro.

A Volkswagen já deu largada no desenvolvimento do Golf CC, com previsão de lançamento para 2015 na Europa. A intenção da fabricante é tornar o carro concorrente direto do Mercedes CLA entre os cupês de quatro portas. O carro será montado na plataforma MQB – a mesma usada na sétima geração do médio alemão – e chegará ao mercado nas versões 1.4 turbo e 2.0 turbodiesel. Além do novo Golf Cupê, a Volkswagen apresentará em 2015 a clássica versão GTI.

A Ferrari não quer abrir mão de sua imagem superesportiva. Enquanto Bentley, Lamborghini e Aston Martin se aventuram em segmentos de maior volume, como o de SUVs ou sedãs, a marca italiana vai se manter fiel aos cupês. O próximo movimento da Ferrari é lançar em Genebra, em março, o substituto da Enzo, que pretende batizar de F-150 – coisa que dificilmente conseguirá, já que a Ford tem uma picape com esse nome. Ele será híbrido, com um motor elétrico de 100cv e outro V12 de 6.3 litros com mais de 750cv.

A Honda vai abrir os cofres para colocar no mercado norte-americano o Accord Hybrid, previsto para o segundo semestre deste ano. Serão injetados cerca de US$ 23 milhões para uma expansão na unidade de Marysville, no estado de Ohio. O investimento vai exigir a contratação de 50 trabalhadores e o novo espaço terá 900m². O Accord Hybrid será o terceiro modelo híbrido construído pela Honda nos Estados Unidos – a marca já fabrica o Civic Hybrid e o Acura ILX Hybrid.

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