SUV reúne elegância, luxo e visual inspirado


Por Hector MañónAutoCosmos/Méxicoexclusivo para Auto Press

13/12/2012 às 07h00

Modelo chega ao país em 2013

Modelo chega ao país em 2013

A Infiniti precisava de um produto intermediário. Diante da espaçosa lacuna entre o crossover FX e o enorme – e caro – utilitário QX, faltava um SUV de sete lugares com design interessante que ajudasse a elevar as vendas da marca. De olho no rentável segmento de crossovers grandes de luxo – hoje povoado por carros como o Audi Q7 e o Acura MDX -, a Infiniti usou a plataforma do novo Nissan Pathfinder e criou o JX, com visual mais sofisticado e muito luxo para preencher esse espaço. Ele será um dos três carros que a marca importará para o Brasil a partir de 2013.

No entanto, para empurrar o JX, a Infiniti recorreu ao tradicional motor V6 de 3.5 litros da Nissan. Ele produz 265cv e 34,2kgfm de torque e é acoplado a um câmbio CVT continuamente variável – usado pela primeira vez em um Infiniti. O conjunto pode enviar força apenas para as rodas dianteiras ou para as quatro, através de um sistema eletrônico de tração que prioriza as rodas da frente, mas pode acionar as traseiras caso algum deslize seja detectado.

O visual é um dos pontos altos do JX. Em conjunto com os quase 5 metros de comprimento, ele ostenta linhas imponentes e elegantes, com proporções bem definidas. A linha de cintura alta termina numa coluna traseira com um vinco invertido e acabamento cromado, que dá o tom de sofisticação do modelo. A linha do teto tem caimento suave, mas pouco acentuado para liberar espaço para a cabeça dos ocupantes.

Por dentro, todo o luxo e fartura de equipamentos esperada de um jipão da classe do JX. O sistema de som é da Bose e traz as tradicionais conexões USB e Bluetooth, além de rádio por satélite. Para os ocupantes da segunda fileira, duas telas de sete polegadas montadas atrás dos encostos de cabeça dianteiros exibem filmes em DVD ou de mídias digitais. Além delas, o teto solar panorâmico ajuda a iluminar o ambiente.

A Infiniti também lotou o novo crossover de itens de segurança. Além dos habituais freios ABS, o arsenal de airbags e o controle de estabilidade ESP, há monitor de ponto-cego e um sistema que monitora as faixas de rolagem e avisa o motorista sobre mudanças involuntárias. Além disso, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo acelera e freia o carro seguindo o tráfego encontrado. E ainda há outro sistema que previne colisões em baixa velocidade quando o JX circula por vias urbanas. Esse sistema também funciona com a marcha a ré.

Para o Brasil, os preços ainda não foram definidos, mas ele não é um carro barato. Nos Estados Unidos, ele é vendido em versão única, que custa USS 41.150 – cerca de R$ 86 mil – com tração dianteira e US$ 42.550 com tração integral – R$ 88.500. Isso antes da adição de opcionais, que pode elevar o preço do JX para acima dos US$ 50 mil, cerca de R$ 105 mil.

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