Na soma dos detalhes
O Citroën C4 Lounge é um daqueles modelos que brigam no mercado brasileiro de sedãs médios. O segmento é dominado há anos por Toyota Corolla e Honda Civic, mas abriga modelos interessantes como Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, Renault Fluence, Ford Focus e o próprio C4 Lounge, entre outros. Para tentar se diferenciar dos concorrentes e ganhar vendas, a Citroën acaba de lançar a versão THP Flex do C4 Lounge, com foco na esportividade. Trata-se do primeiro motor turbo bicombustível produzido pelo grupo PSA Peugeot Citroën e também o primeiro sedã médio a oferecer no Brasil um motor turbo com injeção direta que rode tanto com gasolina quanto com etanol. Não houve mudanças estéticas em relação ao modelo apresentado no Brasil no final de 2013.
Em um segmento tão disputado, pequenas novidades como essa podem até fazer alguma diferença – ainda mais em um ano com uma queda das vendas gerais de automóveis que deve fechar perto dos 10%. Para 2015, as previsões da marca francesa são de que o mercado nacional deve se manter estável em relação a esse ano. Mas a Citroën leva fé no seu lançamento. Tanto que acredita que a chegada da versão THP flex ajude o C4 Lounge a subir das atuais 780 unidades mensais em média para algo acima dos mil emplacamentos por mês em 2015.
A estrela do novo lançamento é mesmo o motor 1.6 de 4 cilindros turbinado com injeção direta em versão flex, com tecnologia bicombustível da alemã Bosch. Com puro etanol no tanque, a potência máxima do C4 Lounge THP subiu para 173cv – eram 165cv na versão movida apenas a gasolina. Já o torque máximo ficou em idênticos 24,5kgfm, que surgem sempre nas mesmas 1.400rpm, independentemente do combustível usado. Segundo a Citroën, rodando apenas com etanol, a aceleração de zero a 100km/h pode ser feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima atinge os 214km/h.
Além do motor com tecnologia flex, o trem de força também é reforçado por uma nova geração do câmbio automático sequencial de seis marchas, com um novo conversor de torque. Segundo a Citroën, a transmissão colabora para que o modelo seja até 7,5% mais econômico que o THP anterior, que rodava apenas com gasolina.
Além disso, o novo câmbio incorpora a função RDT – redução de tração -, que reduz as vibrações em marcha lenta quando o carro está na posição Drive. Um circunstância cada vez mais usual no trânsito engarrafado das metrópoles brasileiras.
O C4 Lounge THP Flex é oferecido em duas versões, ambas com nomes afetadamente franceses – algo coerente com uma marca que adota o slogan “creative technologie” em francês e sem tradução em todo o mundo. A mais básica é a Tendance, que já vem com câmbio automático sequencial de seis velocidades, ABS com Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), travamento automático das portas com o veículo em movimento, ar-condicionado automático digital bizone, central multimídia com CD/Mp3 e comando no volante, GPS e tela colorida de sete polegadas, entre outros equipamentos. Sai por R$ 78.790. A “top” é a Exclusive, que incorpora airbags laterais e de cortina, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, soleiras cromadas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com indicação gráfica e sonora, câmera de ré, sistema de keyless e botão start/stop. Essa custa R$ 85.490. O teto solar é um opcional oferecido apenas para a versão Exclusive.