Robotáxi da Tesla: protótipo de carro autônomo e sem volante é revelado 

Divulgação do Cybercab ocorreu nesta quinta-feira, com projeção para realizar os serviços de robotáxi


Por Agência Estado

11/10/2024 às 08h59

A Tesla revelou nesta quinta-feira (10), o protótipo de seu primeiro carro totalmente autônomo. O Cybercab é projetado para realizar serviços de robotáxi e tem como promessa ser capaz de transportar passageiros para qualquer destino sem intervenção humana. O anúncio foi realizado nos estúdios da Warner Bros., na Califórnia (EUA), em um evento chamado “We, Robot”, em um menção a clássica obra de ficção científica de Isaac Asimov, “I, Robot”.

robotaxi tesla foto Tesla-Divulgação via Reuters robotaxi tesla foto Tesla-Divulgação 4 robotaxi tesla foto Tesla-Divulgação 2 robotaxi tesla foto Tesla-Divulgação 3
<
>
Cybercap, projetado para realizar o serviço de robotáxi (Foto: Divulgação Tesla by Reuters)

O CEO Elon Musk foi o responsável por apresentar o carro que deve começar a ser produzido em 2026. Sem pedais e volante, ele custará cerca de US$ 30 mil. Durante o evento, Musk ainda revelou mais uma novidade da montadora, a Robovan. O veículo elétrico foi pensado para transporte de passageiro e comporta até 20 pessoas.

Estrela da noite, o anúncio do Cybercab acontece após anos de previsões incorretas de Musk. Em 2015, o bilionário afirmou que um carro totalmente automatizado seria uma realidade nos próximos dois anos. Um ano depois, falava em um veículo para 2019 tão seguro que o usuário poderia até mesmo dormir durante o transporte. Apesar disso, como muitas montadoras descobriram posteriormente, a direção autônoma é uma tarefa complexa.

Embora muitos veículos hoje já possuam automação que, em teoria, permite ao motorista delegar algumas funções a um computador, a pessoa ao volante ainda deve estar sempre atenta e pronta para reagir caso o veículo enfrente uma situação inesperada. Com carros automatizados, a Tesla já enfrenta uma série de ações judiciais relacionadas a acidentes fatais envolvendo seus veículos.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.