NOVIDADE ANUNCIADA
A Nissan escolheu o Salão de Detroit para revelar o novo Tiida (foto). O modelo será a versão de produção do protótipo Invitation Concept, apresentado em março último no motor show de Genebra. A marca japonesa ainda não revelou detalhes, mas a tendência é que as vendas comecem ainda este ano nos Estados Unidos. O evento norte-americano abre as portas para o público entre os dias 14 e 27 de janeiro.
SEM AUMENTO
O novo IPI já está valendo, mas nem todas as fabricantes repassaram o aumento para o consumidor. A sul-coreana Kia, por exemplo, não vai aumentar o preço dos seus carros até a chegada de um novo lote de importados. A medida faz sentido, já que o IPI só é cobrado na fatura dos carros nos portos e não na hora da venda em si. Os preços da marca coreana só mudam a partir do dia 21 de janeiro, quando chega a nova remessa.
A CONTA
Aos poucos, os carros nacionais de entrada começam a ganhar ABS e airbag duplo de série. Agora chegou a vez do Fiat Palio (foto), que ganhou o pacote em todas as versões. O problema é que as configurações mais baratas do hatch ficaram mais caras com a adoção do equipamento. O Palio Attractive 1.0, de 75cv, passou a custar R$ 30.590, R$ 1.100 mais que antes.
LIDERANÇA ABSOLUTA
O Volkswagen Constellation 24.280 6X2 fechou 2012 na liderança entre os caminhões Euro 5. Ao todo, o pesado emplacou 5.084 unidades de janeiro a dezembro. No quadro geral, o cavalo mecânico ficou atrás apenas do Volkswagen Constellation 24.250 4X2, que registrou 5.827 licenciamentos. Os dois veículos contribuíram para o bom resultado da MAN Latin America, responsável também pela produção dos ônibus Volkswagen e caminhões MAN. A fabricante do sul-fluminense ficou com uma fatia de 30,3% do mercado de modelos acima de cinco toneladas, com 41.422 unidades vendidas nos últimos 12 meses.
NOVAS FRONTEIRAS
As concessionárias da JAC vão diversificar. A fabricante chinesa começou a comercializar o T140, cavalo mecânico leve, nas mesmas lojas que vendem seus automóveis. O modelo de estreia da marca no segmento de transporte de cargas no mercado nacional custa R$ 69.900 e tem foco no uso urbano. A empresa equipou o T140 com um motor Cummins de 2.8 litros e 140cv de potência. O torque máximo é de 28,6 kgfm.
CRISE DE ALTAS CIFRAS
Quando a crise é forte, nem os ricos abrem a carteira. Quem sentiu isso na pele foram os três principais fabricantes de esportivos italianos na Itália. A Maserati foi a que mais sofreu em 2012. Perdeu 72% das vendas em relação ao ano anterior e emplacou 115 carros. A Ferrari registrou 248 vendas e teve queda de 56% quando comparado com 2011. Já a Lamborghini foi a que teve menor retração: 16,6%. Mas também foi a que menos vendeu das três na Itália: teve 60 unidades comercializadas.
PROVOCAÇÃO
A Hyundai mostrou um teaser do protótipo que, ao menos por enquanto, é conhecido por HDC-14. O modelo será um sedã grande, mas terá linhas de cupê, como é a tendência nos segmentos mais luxuosos. A marca coreana, modestamente, já avisou que o carro será um marco tecnológico na indústria. O três-volumes será equipado com um sistema de comandos em 3D, mas os detalhes da geringonça só serão liberados em uma data próxima ao lançamento.