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Por Tribuna

08/11/2012 às 07h00

SEXTO ELEMENTO

Visando dar ainda mais exclusividade ao Lancer Evolution X (foto), a Mitsubishi lança a série limitada Carbon Series para o seu sedã esportivo. Como o próprio nome já sugere, a versão recebe diversos elementos de fibra de carbono em toda a carroceria. Dentre eles estão o defletor dianteiro, as entradas de ar do capô, espelhos retrovisores, extrator de ar e suporte da placa. Na traseira, a Mitsubishi trocou o imenso aerofólio da versão comum por um mais discreto, também feito de fibra de carbono. O motor é o mesmo 2.0 turbo de 295cv. O preço é de R$ 218 mil, R$ 7 mil a mais que o Evolution X tradicional.

VENTO REVOLTO

A Lamborghini marcou para o dia 12 de novembro, em Miami, a apresentação da primeira variante do Aventador, o seu modelo topo de linha. Trata-se da configuração conversível do superesportivo, antecipada no Salão de Genebra deste ano com o conceito Aventador J. A marca italiana, que pertence ao Grupo Volkswagen, ainda não confirmou detalhes sobre o descapotável, mas espera-se que ele mantenha o V12 de 6.5 litros capaz de gerar 700cv, assim como a tração integral. Depois do evento, o modelo segue para o Salão de Los Angeles para a sua estreia mundial no final do mês.

ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS

Desde que foi lançado em 2007, o Nissan GT-R nunca passou por grandes mudanças estéticas – a maior delas foi em 2010, com uma dianteira levemente modificada. Entretanto, a marca japonesa faz constantes atualizações no conjunto mecânico de seu superesportivo. Na linha 2013 do GT-R, a Nissan trocou os injetores do motor 3.8 V6 biturbo, assim como o sistema de refrigeração. Aliado a alterações na suspensão, o modelo de 549cv conseguiu completar o lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7 minutos e 18 segundos, exatos 3 segundos mais rápido que a linha 2012.

ORGULHO DAS ORIGENS

Depois de Idea, Punto e Palio Weekend, chegou a vez do Uno (foto) receber a Série Itália na linha da Fiat. A configuração é baseada na versão de entrada do subcompacto, a Vivace, e chega com preço de R$ 31.430. O destaque é o uso de adereços estéticos no exterior que remetem às cores da bandeira italiana. O recheio é composto de rodas de liga leve, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, faróis de neblina e conta-giros. O motor é o 1.0 de 75cv.

COMPLICAÇÕES

A Renault não está bem das pernas no mercado francês. A marca divulgou seus números de vendas em outubro e, apesar de ter se mantido na liderança do ranking local, teve queda de 25,5% nos emplacamentos em relação ao mesmo mês de 2011. O Grupo Renault – que incluiu também a romena Dacia – comercializou 47 mil unidades no último mês e alcançou a participação total de 23,8% no mercado local. A Renault ainda lembra que a quarta geração do Clio ainda não teve as vendas computadas.

LONGE DAQUI

A Renault prepara para o fim do mês o lançamento da versão GT do Fluence, equipada com motor 2.0 turbo de 180cv e visual quase inalterado. Enquanto isso, na Europa, o sedã médio ganha o seu primeiro face-lift. A dianteira foi redesenhada e ganhou inspiração na quarta geração do Clio, apresentada no Salão de Paris, no fim de setembro. Por dentro, os principais destaques são a adoção de um velocímetro digital e um novo sistema de entretenimento com tela sensível ao toque. O Fluence também ganhou um novo motor a gasolina, com 1.6 litro e 115cv.

FALHA DE PROJETO

A Volvo quer entrar no segmento de utilitários compactos. Mas a situação não está nada fácil para a fabricante sueca. Os engenheiros da marca estão com problemas para criar uma plataforma para basear o novo modelo. O problema é que a que vai dar origem ao novo e grande XC90 não serve para um SUV de menor porte. Já o atual chassi usado pela Volvo no XC60, derivado do Focus antigo, dos tempos que era subsidiária da Ford, não é versátil o suficiente. A solução seria partir para uma parceria com outra montadora para partilhar a nova plataforma.

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