Vitrine Sabores distintos


Por ALEJANDRO KONSTANTONIS

03/01/2013 às 07h00

A divisão de alta performance da Audi é a mais jovem entre as das marcas alemãs. Em 1980, a fabricante começou a se aventurar no segmento, no Campeonato Mundial de Rali, com o modelo Quattro, sua arma secreta. Dez anos depois, surge a marca S, com o S2 Coupé. Em 1994 foi a vez da linha RS começar a ser produzida, com o RS2 Avant. O modelo surgiu de uma proposta onde o objetivo era produzir um carro com características esportivas em relação ao desempenho, mas que pudesse ser usado tanto nas pistas quanto para levar os filhos para o colégio. Já estabelecida no mercado, a Racing Sport tornou-se mais abrangente e alcançou outros modelos da fabricante. Até que em 2010 a Audi apresentou o cupê RS5, que passou por um leve facelift para 2013.

O modelo é a versão esportiva do A5, produzido desde 2007, com profundas mudanças com relação à mecânica. Tanto que já começou a deixar em dúvida compradores de modelos Mercedes-Benz AMG e BMW M da mesma faixa de preço e desempenho. Por fora, o Audi RS5 apresenta sutis diferenças diante do A5. É claro que o familiar rosto da marca alemã não seria trocado, mas a ampla grade frontal trapezoidal é do tipo colméia e as entradas de ar ficaram um pouco maiores. As laterais ganharam saias para melhorar a aerodinâmica. Já na traseira, as grandes saídas do escapamento indicam o poder do motor. Há ainda um spoiler eletrônico que, quando o carro rompe a barreira dos 120km/h, levanta automaticamente para colar o esportivo no chão.

Para o interior, a Audi apostou em uma mistura entre o tradicional e o moderno. Os recursos mais comuns são analógicos, como o tacômetro, com um ponteiro que pode atingir até nove mil giros. O velocímetro segue o modelo, tendo como marcador mais alto os 320km, mesmo diante dos 280km/h de velocidade máxima do RS5. Há ainda os marcadores de temperatura e combustível nos cantos e uma tela de cristal líquido ao centro com informações operacionais do carro. Já no centro do painel, tudo é digital. A interface multimídia MMI com ampla tela dá acesso aos sistemas de navegação e entretenimento. Para os bancos e volante a fabricante usou o couro. Em todos os detalhes das portas, consoles e painel há combinações de materiais como plástico, metal e fibra de carbono.

O RS5 custa US$ 68.900 nos Estados Unidos – ao Brasil, chega por R$ 441 mil. O carro é equipado com um potente V8 aspirado de 4.2 litros que entrega expressivos 450cv e potência na marca das 8.250rpm e torque de 43,8kgfm que se alcança aos quatro mil giros. O motor é acoplado a uma transmissão S-Tronic de dupla embreagem com sete velocidades, que aplica a força nos dois eixos com três diferenciais – dianteiro, central e traseiro. Na maior parte do tempo é usada na proporção de 60% na frente e 40% atrás, mas pode ser alterada pelo sistema Audi Drive Select e chegar a até 85% da tração no eixo traseiro. Além disso, as suspensões dianteira e traseira são do tipo multilink e possuem elementos em alumínio para se tornarem mais leves.

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