Sabará terá versão brasileira da Casa da Cidadania da Língua

Governo de Minas ainda anunciou retorno dos voos semanais entre BH e Lisboa


Por Tribuna

14/03/2025 às 13h38

sabará lisboa btl
Governo de Minas marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo (Foto: Marden Couto/ Divulgação Governo de Minas)

Sabará terá uma versão brasileira da Casa da Cidadania da Língua, no Solar do Padre Correia. O anúncio foi feito durante esta semana, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), considerada uma das mais importantes feiras de turismo do mundo. O intuito é que o espaço funcione como uma extensão do centro cultural original, lançado em Coimbra em 2023, promovendo a cooperação e a troca artística e cultural entre Portugal, Brasil e outros países de língua portuguesa. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Minas, a Associação Portugal Brasil 200 Anos e a Câmara Municipal de Coimbra.

Casa em Sabará

A Casa da Cidadania da Língua deve receber exposições, atividades culturais e intercâmbios em diversas áreas, procurando ainda descentralizar a produção cultural, valorizar os artistas e promover novas narrativas. “A parceria com a Associação Portugal Brasil 200 Anos, a Casa da Cidadania da Língua e a Câmara Municipal de Coimbra representa um passo essencial para fortalecer essa ligação. Queremos transformar o Solar do Padre Correia em um espaço onde a língua seja celebrada em sua plenitude, como ferramenta de inclusão, expressão e diálogo intercultural”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, na cerimônia.

Cozinha e música mineiras

A cozinha mineira também foi destaque na BTL. As chefes Carol Fadel e Maria Clara Magalhães prepararam uma mesa posta com carne de lata com chutney de jabuticaba e broa cremosa com calda de doce de leite e farofa de baru. Os visitantes ainda puderem degustar produtos como café do cerrado, pão de queijo, doce de leite, broa e o Queijo Minas Artesanal. Além disso, a música mineira teve espaço a partir da apresentação do mineiro Chico Lobo e do português Pedro Mestre, com violas caipiras e campaniça.

Voo diário para Lisboa

Também foi anunciado, durante a BTL, a retomada dos vôos diários da TAP entre Belo Horizonte e Lisboa a partir de abril. Atualmente, a companhia aérea opera seis voos semanais na rota, exceto às quintas-feiras. A expectativa, com essa inclusão de mais um dia, é impulsionar o turismo, os negócios e a troca cultural entre Minas Gerais e Portugal.
De acordo com Carlos Antunes, diretor da TAP para Brasil e América do Sul, só no ano passado essa rota transportou cerca de 170 mil passageiros. “Apostamos fortemente no potencial turístico de Minas, um Brasil espetacular de gastronomia, história e cultura.”

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.