Literatura, cinema e tradução de mulheres

Por Marisa Loures

duras
No segundo dia do Circuito Relicário, será discutido o que Marguerite Duras e outras escritoras latino-americanas representam – Foto: divulgação

 

O Circuito Relicário chega à sua 11ª edição com uma programação que explora as conexões entre literatura, cinema e a tradução de mulheres. Nos dias 16 e 17 de dezembro de 2024, às 19h, o evento será transmitido pelo canal do YouTube da Relicário Edições, reunindo escritoras, tradutoras, pesquisadoras e criadoras de conteúdo literário.

No primeiro dia, a obra da irlandesa será o foco da mesa “Pequenas coisas como estas”, com a presença de Adriana Lisboa, Bárbara Bom Angelo e Maria Rita Viana, sob mediação de Gabriela Gomes. As convidadas debaterão o impacto das narrativas de Keegan, conhecidas por sua concisão e profundidade emocional.

Já no dia 17, o debate se volta para “A escrita de mulheres em variados gêneros”, destacando autoras como Marguerite Duras e Alejandra Pizarnik, além da coleção Nos.Otras, publicada pela Relicário. A mesa contará com Luciene Guimarães, Mariana Sanchez e Paloma Vidal, com mediação de Angélica Cigoli. A conversa partirá da discussão sobre como o feminino e o feminismo são significados na literatura, através da construção de personagens, da estrutura narrativa e de recursos de linguagem.

Para mais informações, acesse o site ou as redes sociais da Relicário.

Marisa Loures

Marisa Loures

Marisa Loures é professora de Português e Literatura, jornalista e atriz. No entrelaço da sala de aula, da redação de jornal e do palco, descobriu o laço de conciliação entre suas carreiras: o amor pela palavra.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também