O vereador Marlon Siqueira (PP) aceitou o convite da prefeita eleita Margarida Salomão (PT) para ser o líder do Governo na Câmara Municipal. O parlamentar conseguiu renovar o mandato nas eleições municipais após ser o quarto candidato mais votado dentre os vereadores eleitos. A experiência de Marlon no Legislativo foi justamente um dos motivos apresentados por Margarida ao justificar a escolha do vereador em entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira (30). A petista ainda ressaltou que Marlon tem vivência nos “dois lados do balcão”, ou seja, tanto no Legislativo quanto no Executivo. Antes de ser eleito em 2016, Marlon fora secretário de Agropecuária e Abastecimento e diretor-geral do Demlurb no primeiro mandato do ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB), que é primo do futuro líder do Governo.
‘Convergências políticas’
A futura prefeita também apontou convergências políticas entre ela e Marlon, citando, por exemplo, o apoio aberto do vereador à sua candidatura no segundo turno. Já no primeiro, contudo, cabe ressaltar que o Progressistas, partido ao qual o novo líder do Governo é filiado desde abril, estava na base da candidatura da deputada estadual Sheila Oliveira (PSL). A primeira missão de Marlon enquanto líder do Governo deve ser a aprovação da reestruturação administrativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cujo projeto de lei, como anunciado por Margarida, será encaminhado ao Legislativo já nesta sexta-feira (1º). Até que o projeto seja aprovado, a prefeita eleita terá que conduzir o Executivo nos moldes da atual estrutura das administrações direta e indireta.
Candidatura formalizada
Às vésperas da cerimônia de posse dos vereadores eleitos, a distribuição de forças no parlamento ganha contornos mais nítidos. Enquanto Marlon era confirmado como líder de Governo por Margarida, o vereador Juraci Scheffer (PT) anunciava tanto a candidatura à Presidência da Casa quanto a composição de sua chapa, provavelmente a única na corrida pela Mesa Diretora. Se o plenário chancelar a candidatura de Juraci, a Mesa terá os vereadores Antônio Aguiar (DEM) e Nilton Militão (PSD) nas 1ª e 2ª vice-presidências, respectivamente, bem como Cido Reis (PSB) e José Márcio Guedes (Garotinho, PV), nas 1ª e 2ª secretarias sucessivamente. Nenhum dos vereadores de primeira viagem integrará a Mesa Diretora.